O TSE formalizou um acordo com o aplicativo de mensagens Telegram para conter a desinformação durante as eleições deste ano.
O TSE formalizou um acordo com o aplicativo de mensagens Telegram para conter a desinformação durante as eleições deste ano.| Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil.

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou nesta terça-feira (17) uma parceria com o aplicativo de mensagens Telegram de colaboração mútua para enfrentamento da desinformação. O TSE é o primeiro órgão eleitoral no mundo a assinar um acordo com a plataforma que envolve cooperação e ações concretas. O acordo deve vigorar até 31 de dezembro de 2022. O tribunal já firmou acordos com Twitter, TikTok, Facebook, WhatsApp, Google, Instagram, YouTube e Kwai.

A parceria prevê a criação de um canal oficial da Corte eleitoral na plataforma para divulgar informações oficiais sobre as eleições, suporte da equipe técnica do Telegram para a criação de um robô para tirar dúvidas dos usuários sobre as eleições, bem como o desenvolvimento de uma nova funcionalidade para marcação de conteúdos "desinformativos".

O Telegram se comprometeu a apoiar o TSE na divulgação do canal para todos seus usuários no país. "Também será disponibilizado um canal extrajudicial para que o TSE realize denúncias na plataforma. Quando houver denúncias, o Telegram conduzirá investigação interna para verificar se os canais indicados violaram os termos de serviço e políticas da plataforma", disse a Corte, em nota.