candidatos a presidente
Alguns dos candidatos a presidente: Lula (PT), Bolsonaro (PL), Ciro (PDT) e Simone (MDB).| Foto: Ricardo Stuckert/PT; André Coelho/EFE; Reprodução/Facebook; Jefferson Rudy/Agência Senado

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicou nesta quinta-feira (18) qual será o tempo de propaganda em rádio e televisão para cada candidato à Presidência da República nas eleições de 2022. Os partidos ainda podem contestar o tempo indicado pela Corte eleitoral até o fim desta quinta. O TSE deve oficializar os tempos dos candidatos na próxima terça (23).

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu o maior tempo com 3 minutos e 39 segundos por bloco; seguido do presidente Jair Bolsonaro (PL) que tem 2 minutos e 38 segundos por bloco, informou o portal g1.

Veja o tempo de cada presidenciável por bloco: Lula (PT/PCdoB/PV, Psol/Rede, PSB, Pros, Solidariedade, Avante e Agir): 3 minutos e 39 segundos; Jair Bolsonaro (PL, PP e Republicanos): 2 minutos e 38 segundos; Simone Tebet (MDB, PSDB/Cidadania e Podemos): 2 minutos e 20 segundos; Soraya Thronicke (União Brasil): 2 minutos e 10 segundos; Ciro Gomes (PDT): 52 segundos; Roberto Jefferson (PTB): 25 segundos; e Felipe d’Avila (Novo): 22 segundos

Os candidatos Constituinte Eymael (DC); Léo Péricles (UP); Sofia Manzano (PCB); e Vera (PSTU) não terão tempo de propaganda em rádio e TV por não terem atingido a cláusula de barreira. A divisão do tempo considera o tamanho das bancadas eleitas pelos partidos na Câmara dos deputados em 2018.

O horário eleitoral gratuito será transmitido a partir do dia 26 de agosto e vai até 29 de setembro no primeiro turno. As propagandas dos presidenciáveis vão ao ar nas terças, quintas e sábados, em dois blocos diários de 12 minutos e 30 segundos.

Além dos blocos, os candidatos terão direito a inserções diárias de 30 segundos veiculadas ao longo da programação. Serão 14 minutos por dia para os candidatos até o dia 29 de setembro. As inserções foram divididas da seguinte forma: Lula terá 287 inserções; Bolsonaro terá 207; Tebet conseguiu 185; Thronicke terá 170; Ciro terá 68; Jefferson conseguiu 33; e d’Avila (Novo) terá 30 inserções.