Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Pílulas contábeis

Por que eu preciso de um contador? ContaAzul explica

Empreendedores, sobretudo os pequenos, necessitam do empresário contábil para além de questões pontuais, como declaração de impostos. Entenda o porquê

Profissional é responsável pela parte burocrática, mas também auxilia o cliente na gestão da empresa. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Profissional é responsável pela parte burocrática, mas também auxilia o cliente na gestão da empresa. (Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo)

Olá!

Calcular e declarar impostos, pagar e receber contas... Essas são algumas funções que relacionamos automaticamente ao contador que, até então, era uma espécie de “guarda livros” nas empresas. Hoje, o papel da profissão vai além: ele passou a interagir mais com o seu cliente, e pode ajudar as empresas, principalmente micro e pequenas, a melhorar a sua gestão.

Burocracia

E isso é um fator desafiador no Brasil: segundo levantamento do Banco Mundial, o país está entre os piores do mundo para quem quer abrir um negócio: impostos e burocracia são os dois principais empecilhos.

Por isso, ao abrir as portas de uma empresa, o contador é essencial para acertar detalhes como capital social, planejamento e tipo de tributação a ser aplicada e até na definição da divisão de participação dos sócios (tarefa que exige a ajuda de um advogado).

“O contador é o parceiro estratégico do dono do pequeno negócio”

Vinicius Roveda, CEO do ContaAzul

Tarefas

Além de ser um profissional essencial para superar esses obstáculos, o contador é responsável por atividades como: preencher e arquivar documentos legais necessários para a operação da empresa; elaborar e enviar declarações, manter o registro da empresa em conformidade com as exigências dos órgãos governamentais e com a legislação tributária e fiscal e manipular a folha de pagamento. E isso, principalmente, se ele tiver acesso a softwares que permitem que o contador tenha, on-line, acesso aos dados do cliente com um sistema de gestão integrado.

E mais

O empresário contábil também pode ajudar o seu cliente em outras rotinas do dia a dia como controle de estoque, precificação, fluxo de caixa e obtenção de créditos para investimentos – ele pode avaliar as vantagens e desvantagens de determinadas linhas disponíveis no mercado. Isso tudo baseado em todas as informações e dados que ele possui sobre o negócio.

Com essa atuação estratégica, sobra aos micro e pequenos empreendedores tempo para o que realmente importa: desenvolver o próprio negócio e fazer ele crescer.

Obrigada e até a próxima dica ContaAzul!

Logo marca do anunciante

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.