Profissional é responsável pela parte burocrática, mas também auxilia o cliente na gestão da empresa. | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
Profissional é responsável pela parte burocrática, mas também auxilia o cliente na gestão da empresa.| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

Olá!

Calcular e declarar impostos, pagar e receber contas... Essas são algumas funções que relacionamos automaticamente ao contador que, até então, era uma espécie de “guarda livros” nas empresas. Hoje, o papel da profissão vai além: ele passou a interagir mais com o seu cliente, e pode ajudar as empresas, principalmente micro e pequenas, a melhorar a sua gestão.

Burocracia

E isso é um fator desafiador no Brasil: segundo levantamento do Banco Mundial, o país está entre os piores do mundo para quem quer abrir um negócio: impostos e burocracia são os dois principais empecilhos.

Por isso, ao abrir as portas de uma empresa, o contador é essencial para acertar detalhes como capital social, planejamento e tipo de tributação a ser aplicada e até na definição da divisão de participação dos sócios (tarefa que exige a ajuda de um advogado).

“O contador é o parceiro estratégico do dono do pequeno negócio”

Vinicius Roveda, CEO do ContaAzul

Tarefas

Além de ser um profissional essencial para superar esses obstáculos, o contador é responsável por atividades como: preencher e arquivar documentos legais necessários para a operação da empresa; elaborar e enviar declarações, manter o registro da empresa em conformidade com as exigências dos órgãos governamentais e com a legislação tributária e fiscal e manipular a folha de pagamento. E isso, principalmente, se ele tiver acesso a softwares que permitem que o contador tenha, on-line, acesso aos dados do cliente com um sistema de gestão integrado.

E mais

O empresário contábil também pode ajudar o seu cliente em outras rotinas do dia a dia como controle de estoque, precificação, fluxo de caixa e obtenção de créditos para investimentos – ele pode avaliar as vantagens e desvantagens de determinadas linhas disponíveis no mercado. Isso tudo baseado em todas as informações e dados que ele possui sobre o negócio.

Com essa atuação estratégica, sobra aos micro e pequenos empreendedores tempo para o que realmente importa: desenvolver o próprio negócio e fazer ele crescer.

Obrigada e até a próxima dica ContaAzul!