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Fan Fest da Fifa no Rio de Janeiro durante jogo da Copa de 2010 na África do Sul | Sergio Moraes/Reuters
Fan Fest da Fifa no Rio de Janeiro durante jogo da Copa de 2010 na África do Sul| Foto: Sergio Moraes/Reuters

Comerciantes iniciam a preparação

Os comerciantes curitibanos têm na Copa do Mundo de 2014 um motivo a mais para procurar expandir negócios, profissionalizar equipes e buscar qualificação. O objetivo é não fazer feio diante dos milhares de turistas, brasileiros e estrangeiros, que estarão na capital paranaense durante o evento. Alguns já começaram a preparação. Para outros, no entanto, o Mundial ainda é uma realidade distante, que não preocupa.

"A preparação está muito no início. Mas existe um planejamento de que temos de nos intensificar ao longo do tempo. Vemos no comércio que o pessoal não está preparado, principalmente no que concerne ao conhecimento da língua inglesa", afirma o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Edson José Ramon.

Ele diz que a instituição está ministrando cursos para estimular e preparar os empreendedores, tendo como foco os consumidores em potencial que virão à capital paranaense para os quatro jogos da Copa. "Além dos cursos de idiomas, temos orientação de gestão financeira, tributária, trabalhista... Uma série dentro de um contexto que vai ajudar na Copa do Mundo".

Um dos setores que está investindo maciçamente em especializações é o de bares e restaurantes. O diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restau­rantes (Abrasel), Luciano Bar­to­lomeu, explica que, desde 2011, a organização está trabalhando, em convênio do Ministério do Turismo, para melhorar a qualidade dos serviços da categoria. "Devemos treinar até 2014, 5 mil pessoas, com foco em segurança de alimentos, atendimento, gerenciamento e línguas".

Segundo pesquisa do Se­brae, realizada no começo do ano, os restaurantes de Curitiba pretendem investir entre R$ 50 mil e R$ 200 mil em infraestrutura, equipamentos, especializações e comunicação tendo como meta o Mundial de 2014. (PA)

Em junho de 2014, o visitante pode passar por transtornos na chegada ou nas ruas. Mas, com o clima de Copa do Mundo em alta, vai querer comer, beber e fazer festa junto com os curitibanos nos quatro feriados programados – como prevê a Lei Geral da Copa para cada dia de jogo. Seja em uma das partidas na Arena da Baixada, na Fan Fest montada no Parque Barigui ou em parques, restaurantes, bares e hotéis.

As ruas decoradas com motivos típicos de Copas do Mundo, com sinais de patriotismo espalhados por todos os lados, contrastarão com as cores, línguas e sotaques diferentes dos turistas. O ápice reunirá nos dias 16, 20, 23 e 26 de junho mais de 40 mil torcedores na Arena para os duelos do maior evento do futebol. Mas apenas o sorteio dos grupos, em dezembro de 2013, determinará representantes de quais nações invadirão a capital paranaense.

Quem não puder ir ao jogo, terá a chance de acompanhar a disputa na Fan Fest, evento oficializado pela Fifa em 2006 na Copa da Alemanha para agrupar, em um lugar especial da cidade, os milhares de torcedores que ficaram fora do estádio. Em Curitiba, será no Parque Barigui. Além do telão para a transmissão da partida, o evento promete atrações musicais, artísticas, culturais e gastronômicas.

O discurso oficial, apesar de um pouco exagerado, mostra a imagem que a dona da Copa do Mundo Fifa pretende passar com esses locais. "A Fan Fest representa a parte mais emocionante do futebol e da Copa: milhares de torcedores reunidos para assistir a uma partida e comemorar juntos", diz Ronaldo, membro do Con­selho de Ad­ministração do Comitê Organizador Local (COL). "Reú­ne pessoas de todas as classes sociais. Como brasileiros, nós sempre tivemos o hábito de torcer por nossa seleção em grandes festivais populares, em todo o país. Por isso, tenho certeza que será a melhor Fan Fest de todos os tempos".

Os confrontos serão às 16 h, 19 h, 13 h e 17 h, do pri­meiro para o último. Ou seja, as prováveis frias noites no inverno curitibano serão movimentadas pelo pós-jogo. Muitos dos que vierem ficarão mais um pouco para comemorar, afogar as mágoas ou simplesmente discutir o que rolou em campo. A partir daí, bares e baladas abrigarão esse público. "Os estabelecimentos vão definir melhor as ações quando souberem quais seleções jogarão em Curitiba", diz Luciano Bartolomeu, diretor-executivo da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

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