• Carregando...

A África do Sul é capaz de sediar os Jogos Olímpicos depois do sucesso na Copa do Mundo deste ano, disse nesta segunda-feira (6) o presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Jacques Rogge.

Rogge disse, durante uma conferência internacional de esportes, que a Copa do Mundo mostrou a habilidade do país para sediar um evento esportivo de grande escala.

"Gostaria de enfatizar que a África do Sul é capaz de organizar Jogos muito bons. Não há dúvidas sobre isso", disse Rogge em coletiva de imprensa.

O Rio de Janeiro sediará em 2016 a primeira Olimpíada da América do Sul, o que deixará a África como único continente que ainda não recebeu o maior evento multiesportivo mundial.

Rogge disse que ficaria feliz se a África recebesse seus primeiros Jogos Olímpicos, mas também fez um alerta.

"O COI ficará muito contente em eleger a África para sediar os Jogos, porque é o único continente que ainda não organizou as Olimpíadas."

"Mas quero deixar claro que concederíamos a sede dos Jogos apenas sob parâmetros de qualidade, e não localização. Essencialmente, os atletas merecem uma boa Olimpíada. Esse será o fator determinante", afirmou.

"O Rio foi escolhido principalmente por causa da qualidade, não somente porque queríamos entregar ao Brasil. Seria o mesmo para qualquer candidatura sul-africana ou africana", disse ele.

O representante da África do Sul no conselho executivo da COI, Sam Ramsamy, sugeriu que seu país se candidataria para os Jogos de 2020.

"Todo mundo falou sobre como a Copa do Mundo foi um sucesso e isso nos seduziu a tentar apresentar uma candidatura (olímpica)", disse Ramsamy em coletiva de imprensa.

"Mas teremos que discutir o assunto com nossos colegas africanos e olímpicos antes de tomar uma decisão. Segundo a regulamentação do COI, ainda é prematuro (anunciar uma candidatura) nessa fase. Estamos discutindo com o governo sobre essa questão."

O COI realizará uma Assembleia Geral em Durban, em junho do próximo ano, quando será anunciado o anfitrião das Olimpíadas de Inverno de 2018.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]