• Carregando...
Anônimos também aproveitaram o belo cenário da prova, que teve mais da metade do trajeto percorrido no Parque Nacional do Iguaçu | Christian Rizzi/ Gazeta do Povo
Anônimos também aproveitaram o belo cenário da prova, que teve mais da metade do trajeto percorrido no Parque Nacional do Iguaçu| Foto: Christian Rizzi/ Gazeta do Povo

Foz do Iguaçu - O alagoano Damião Ancelmo de Souza, de 31 anos, conquistou a 4.ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu – Troféu RPC TV 50 anos, disputada ontem, em Foz do Igua­­çu.

O maratonista, que ficou entre o segundo e o quarto lugar até os úl­­timos 400 metros da prova, ul­­trapassou o mineiro Franck Cal­­dei­­ra e completou os 21 quilômetros do trajeto em 1h03min57s, com apenas dois segundos de vantagem sobre o adversário. "Apesar do ce­­nário maravilhoso, essa é uma pro­­va difícil, que exige uma boa pre­­paração física. Mas quando passei pelas Cataratas, senti a vitória", afirmou.

O terceiro lugar ficou com o mi­­­nei­­­ro Giovani dos Santos, que completou o percurso em 1h04min31s. O campeão da Meia Maratona do ano passado, João Ferreira de Lima, de 37 anos, conhecido como João da Bota, terminou na quarta colocação, com a marca de 1h04min40s. O queniano Joshua Kemei liderou até o km 12, mas terminou em quinto, com 1h05min34s. "O trajeto é muito irregular e o clima frio e úmido de hoje [ontem] me prejudicou", justificou Kemei.

Na prova feminina, a vencedora foi a queniana Dorcas Kiptarus, de 20 anos, que liderou do início ao fim, fechando o percurso em 1h14min44s. Quase três minutos depois, a alagoana Marily dos Santos cruzou a linha de chegada, com 1h17min24s. A baiana Sirlene Pinho, completou o pódio, com 1h18min19s. "Ela estava descansada, eu não. Participei de uma maratona no fim de semana passado. Além disso, o percurso é difícil e estava chovendo", justificou Marily, que no ano passado também perdeu para uma queniana.

Com 12 quilômetros do trajeto dentro Parque Nacional do Iguaçu, a Meia Maratona das Cataratas conquistou o respeito dos principais atletas do Brasil e do Mundo. Na opinião dos organizadores, o re­­corde de participantes (foram 1.054 inscritos neste ano) é uma prova de que o evento se tornou um dos maiores do gênero no país.

Antes da premiação, a co­­mis­­são organizadora homenageou o cinquentenário da emissora mais antiga do Paraná: a RPC TV. O diretor do Parque Nacio­­nal do Iguaçu, Jorge Pe­­goraro, entregou uma réplica do troféu ao diretor da empresa, Luís Cláu­­dio Vieira, que inclusive par­­ticipou da corrida. O ex-ma­­ratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze na Olimpíada de Ate­­nas, também entregou troféus aos vencedo­­res.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]