• Carregando...
Tempo de 46s94 nos 100 metros livre deu a vitória e o recorde mundial ao francês Alain Bernard | Gerard Julien / AFP
Tempo de 46s94 nos 100 metros livre deu a vitória e o recorde mundial ao francês Alain Bernard| Foto: Gerard Julien / AFP

O nadador francês Alain Bernard bateu nesta quinta-feira o recorde mundial dos 100 metros livre, ao anotar o tempo de 46s94 durante as semifinais do Campeonato Francês de natação. Campeão olímpico da prova, ele se tornou o primeiro homem a romper a barreira dos 47 segundos na prova, e baixou em 11 centésimos a marca anterior, que pertencia ao australiano Eamon Sullivan, batida nas semifinais dos Jogos de Pequim.

É a sétima vez que esse recorde cai desde o início do ano passado. Bernard abriu a lista, com 47s60, nas semifinais do Campeonato Europeu, em março, e 47s50 no dia seguinte, na final. Em Pequim, Sullivan baixou a marca para 47s24, na abertura da incrível final do revezamento 4x100 metros livre - a qual Bernard, representando a França, perdeu na batida de mão para o americano Jason Lesak, com a Austrália levando a medalha de bronze.

Dois dias depois, nas semifinais dos 100 metros livre, Bernard bateu novo recorde na primeira bateria, com 47s20, mas a marca durou apenas alguns minutos, pois Sullivan marcou 47s05 na segunda semifinais. Na decisão, porém, o francês levou a melhor, com 47s21, contra 47s32 do australiano - o brasileiro Cesar Cielo levou o bronze, com 47s67, empatado com Jason Lesak.

Bernard ganhou uma terceira medalha em Pequim, o bronze nos 50 metros livre, atrás de Cielo e de seu compatriota Amaury Leveaux. Nesta quinta-feira, ele competiu no Francês, na cidade de Montpellier, usando um novo modelo de maiô da marca Arena. Os tempos ainda podem cair bastante neste ano, já que os nadadores estão em fase de preparação para o Mundial do Esporte Aquáticos de Roma, em julho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]