• Carregando...

O veterano alpinista Appa Sherpa bateu nesta quarta-feira o recorde mundial de escaladas ao Everest, a montanha mais alta do munto, com 8.848 metros. O nepalês quebrou uma marca que já era sua ao chegar ao topo pela 17ª vez.

O alpinista completou o percurso junto com outros sete "sherpas" - os lendários alpinistas nepaleses. O grupo realizou a façanha para conseguir fundos para a educação dos filhos dos guias de montanha do país.

Sherpa, de 46 anos, é um dos mais respeitados alpinistas do Nepal, e tem boa vantagem sobre Chewang Nima, seu adversário mais próximo na competição de escaladas do Everest, que chegou ao topo pela 14ª vez em 2006.

Os "sherpas" adquiriram fama como guias das primeiras expedições ocidentais ao Himalaia. A história destes alpinistas está ligada à da grande montanha: apesar de o topo do Everest ter sido alcançado pela primeira vez pelo neozelandês Edmund Hillary em 1953, este esteve acompanhado em sua façanha pelo "sherpa" Tenzing Norgay, que deixou barras de chocolate no topo para comemorar a aventura.

O recorde de velocidade na escalada da montanha também pertence a um "sherpa": Pemba Dorjie, que em 2004 chegou ao topo em oito horas e dez minutos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]