• Carregando...
Andy Murray bateu o super-campeão Rafael Nadal em Roterdã | Rick Nederstigt / AFP
Andy Murray bateu o super-campeão Rafael Nadal em Roterdã| Foto: Rick Nederstigt / AFP

O britânico Andy Murray mostrou que se encontra em ótima fase ao conquistar o título do ATP de Roterdã, na Holanda, neste domingo, sobre o espanhol Rafael Nadal. A vitória, por 2 sets a 1 (6/3, 4/6 e 6/0), em 1h51m de jogo, ficou marcada pelo "pneu" que Murray aplicou no número um do mundo no set decisivo. No set anterior, Nadal pedira atendmento médico, com dores na perna direita, e parecia recuperado. Mas, após empatar a partida, o espanhol nitidamente sentiu dores no joelho da perna direita, e não foi páreo para o rival, que deu ênfase no preparo físico em sua pré-temporada.

Este foi o décimo título de Murray na carreira, que lhe garante 500 pontos no ranking da ATP e 277 mil euros de prêmio, além de colocá-lo à caça de Novak Djokovic pelo terceiro lugar no ranking mundial. Nadal, por sua vez, ampliou a vantagem que tem sobre Roger Federer na liderança do ranking.

O primeiro set foi dominado por Murray, que havia vencido Nadal no último confronto entre os dois, na semifinal do US Open de 2008, mas havia perdido as cinco partidas anteriores. Com uma quebra de saque no sexto game, fazendo 4 a 2, e não dando praticamente nenhuma chance a Rafael Nadal, a não ser um break point cedido no terceiro game, Murray venceu o set por 6 a 3 em 38 minutos. No segundo set, uma incrível sequência de quebras de saque deixou a partida completamente aberta, sem que fosse possível fazer qualquer prognóstico. No quarto game, Nadal quebrou o saque de Murray, fazendo 3 a 1 após pedir atendimento médico, com dores no joelho da perna direita. O britânico devolveu a quebra no game seguinte, mas Nadal não se intimidou e, mais uma vez, venceu no saque adversário, fazendo 4 a 2. No nono game, nova quebra de Murray, que diminuiu a sua desvantagem para 5 a 4. No décimo game, no entanto, o espanhol mostrou-se agressivo e conseguiu a terceira quebra no set, fazendo 6 a 4 em 52 minutos.

No terceiro set, quando todos esperavam uma partida equilibrada, Andy Muray beneficou-se da queda de produção de Nadal, que aparentemente não tinha condições físicas de manter a disputa como vinha fazendo até então. Com tranquilidade, Murray quebrou o saque de Nadal três vezes, no primeiro, terceiro e quinto games, para fazer 6 a 0 em apenas 21 minutos, conquistando o seu segundo título na temporada 2009 - o primeiro foi no ATP de Doha, no Qatar. No fim, Nadal foi aplaudido por não desistir da partida, permanecendo em quadra até o fim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]