• Carregando...
Ronaldo ajudou a remontar a zaga | Jonathan Campos/ Gazeta do Povo
Ronaldo ajudou a remontar a zaga| Foto: Jonathan Campos/ Gazeta do Povo

A defesa do Atlético diminuiu consideravelmente a média de gols sofridos após a chegada do técnico Antônio Lopes. Sob o comando do Delegado (somando Brasi­­leiro e Sul-Americana), o Rubro-Negro foi vazado 14 vezes em 15 partidas – 0,93 por jogo, bem me­­lhor do que os 1,6 dos tempos de Waldemar Lemos e os 1,2 da gestão de Geninho.

O retrospecto positivo coincide com a utilização em massa de zagueiros que subiram das categorias de base. No atual elenco, apenas Éverton (ainda pouquíssimo utilizado) não foi revelado no CT do Caju. Manoel, Ronaldo, Chico, Rhodolfo, Fransérgio, Bruno Costa e Carlão são os responsáveis pela defesa atleticana.

"O mérito é todo dessa garotada. Todos estão treinando muito e aproveitando a oportunidade. No período em que estou aqui (13 jogos no Brasileirão) a melhor defesa é a do Atlético. Tomamos só 11 gols", elogia o treinador. Contando toda a competição, o Furacão é o oitavo menos vazado (40 gols) ao lado de Flamengo e Atlético-MG.

Subir pratas da casa para a parte defensiva faz parte de um processo iniciado há dois anos. Em 2007, foi a vez de Rhodolfo. No ano passado, Chico despontou.

A continuidade veio desde a Copa São Paulo, em janeiro. Na competição surgiram Manoel, Carlão, Bruno Costa e Fransérgio (também atua como volante). Apenas Ronaldo demorou um pouco mais a ganhar sua chance.

"O mais importante é que nos co­­nhecemos há muito tempo. Joguei na base quase três anos com Bruno Costa e Manoel. Mas antes já tinha atuado com Rhodolfo e Chi­­co", diz Ronaldo, titular nos empates com Grêmio e Inter­­nacional.

O entrosamento dos defensores virou extrema preocupação no fim de julho, quando o capitão An­­tônio Carlos foi afastado. Ma­­noel é o mais regular dos zagueiros no período de recuperação da defesa.

"Todo mundo deu muita força para quem subiu. Nem fiquei muito preocupado, só procurei trabalhar muito para uma hora a oportunidade aparecer", afirma a revelação. Com uma lesão leve no joelho, ele é dúvida para o jogo de domingo, contra o Santo André.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]