• Carregando...

Foz do Iguaçu - Há três anos, o tenista Thomas Bellucci ganhava seu primeiro título em torneios Future. Hoje, é o 36.° colocado no ranking mundial e primeiro brasileiro a estar entre os 40 melhores desde Gustavo Kuerten, em 2004.

Os torneios Future valem pontos no ranking da Associação Profissional de Tênis (ATP), sendo os de quarta maior importância no circuito mundial, depois dos Grand Slam, dos ATP World Tour e dos ATP Challenger. É uma competição com esse prestígio que Foz do Iguaçu confere até o próximo sábado: o 2.º Cataratas do Iguaçu Open de Tênis – Troféu Itaipu 35 anos. As primeiras partidas da chave principal foram disputadas ontem.

São 32 atletas – do Brasil, Chile, Argentina e Grécia – que almejam sucesso duplo. São US$ 10 mil em premiação e pontos no ranking. Para os 14 brasileiros presentes, é a chance de traçar uma trajetória similar à de Bellucci, que subiu 163 posições em três anos e é considerado pelos tenistas do Cataratas Open o responsável pela retomada da popularidade do tênis no país.

O grande salto de Belluci foi a conquista, em agosto, de seu primeiro título da ATP, o Torneio de Gstaad, na Suíça. "Há pouco tempo disputava com a gente. Joguei contra ele umas quatro vezes, em partidas bem parelhas. Ver onde ele chegou dá a medida de onde eu posso chegar", diz um dos favoritos ao título em Foz do Iguaçu, o paranaense, Alexandre Bonatto, 25 nos, 304.º colocado na lista dos melhores do mundo.

O tenista, que há dois anos deixou o Paraná para treinar em Porto Alegre, quer o pódio para encerrar 2009 entre os 300 me­­lhores do mundo. Sua atual po­­sição é uma das melhores entre os competidores do torneio, voltado a tenistas de ranking baixo.

Mais do que incentivo aos tenistas dentro de quadra, um novo nome de peso no tênis na­­cional deve resultar no aumento de investimentos na modalidade. "Vai chamar mais patrocínios. Estamos vendo o início de uma nova febre pelo esporte, mais gente treinando e novos talentos", diz o paranaense Tia­go Slonik, 19 anos, 986.º colocado em seu segundo ano como profissional.

Ao todo, oito atletas do Pa­­ra­ná – quatro convidados – brigam pelo título em Foz. Além de Bonatto e Slonik, competem pe­­lo estado José Pereira, Marlon Oliveira, Valter Mori Filho, Thi­­ago Zoller, André Tavares e Gus­­tavo Andrade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]