• Carregando...
Torcida do Caracas-VEN, em jogo na Arena pela Sul-Americana. | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Torcida do Caracas-VEN, em jogo na Arena pela Sul-Americana.| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Athletico não poderá colocar em prática a ação da “torcida humana” na Arena da Baixada para a disputa da Libertadores. O Furacão está no grupo G e enfrentará o Jorge Wilstermann-BOL (14/03), Boca Juniors (26/03) e Tolima-COL (09/04).

Está no regulamento da Conmebol a exigência de que os visitantes tenham espaço reservado na Baixada e direito de comprar a carga de 10% dos ingressos. O artigo prevê ainda que o clube mandante deve ceder um espaço “seguro e segregado” para a torcida visitante.

A mesma exigência vale para a Sul-Americana. No ano passado, quando o Furacão levantou a taça, todos os confrontos, inclusive contra os brasileiros, tiveram setor reservado para visitantes na Arena da Baixada.

>> TABELA: veja os grupos e todos os jogos da Libertadores 2019

>> MERCADO DA BOLA 2019: confira o vai e vem do seu clube no mercado

Já nas competições nacionais, o Furacão adota o modelo de torcida única desde maio do ano passado, em uma parceria com o Ministério Público do Paraná (MP-PR). Nestes casos, o estádio não tem setor específico para o torcedor do time adversário.

A polêmica ocorre por causa do regulamento geral de competições da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e também da Federação Paranaense de Futebol (FPF). Ambos não deixam especificado que o mandante é obrigado a “segregar” a torcida visitante em seu estádio.

Os dois ofícios dizem apenas da obrigatoriedade do clube oferecer segurança aos torcedores, como manda o Estatuto de Defesa do Torcedor, e disponibilizar 10% da carga total de ingressos ao clube visitante, desde que o mesmo solicite com três dias de antecedência e faça pagamento prévio por essas entradas.

Sem a especificação nos regulamentos brasileiros, Athletico e MP-PR alegam que não proíbem a entrada da torcida visitante. Porém, os visitantes não podem ingressar na Arena com trajes ou adereços que façam referência ao seu clube. São obrigados ainda a ficarem misturados entre os rubro-negros.

Notícias do Athletico

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

Grupo de WhatsApp futebol

O futebol no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2018!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]