Athletico fez treino fechado no CT do Caju dias antes de enfrentar o Coritiba
Athletico fez treino fechado no CT do Caju dias antes de enfrentar o Coritiba| Foto: Foto: Hedeson Alves/Arquivo Gazeta do Povo

A primeira final de Copa Libertadores entre equipes do mesmo país completa 15 anos. Em 2005, Athletico e São Paulo protagonizaram uma decisão verdadeiramente à brasileira – repleta de polêmica nos bastidores.

Após dois jogos, disputados no Beira-Rio e no Morumbi, o Tricolor levou a melhor e faturou seu terceiro título. Na primeira parte do duelo, deslocado para Porto Alegre por decisão da Conmebol, empate por 1 a 1 em uma gelada noite de 6 de julho.

Na volta, em 14 de julho, o Furacão desperdiçou o pênalti que empataria o jogo na ida para o intervalo. O baque foi grande e o time não resistiu à pressão do Tricolor, que fez 4 a 0 com facilidade e acabou com o sonho atleticano de conquistar a América.

Em fotos exclusivas do arquivo GRPCOM, relembre a rotina do duelo, do dia 3 ao 14, com tudo que aconteceu na grande finalíssima, a primeira de uma equipe paranaense na Libertadores.

Veja os capítulos anteriores do diário: 3 de julho, 4 de julho, 5 de julho, 6 de julho, 7 de julho.

Diário da Decisão

8/7
Outro foco

O Athletico voltou a treinar na sexta-feira, antevéspera do duelo com o Coritiba pelo Brasileiro. Apesar do importante clássico logo adiante, o time claramente tinha uma objetivo bem maior a curto prazo.

Apenas quatro dias depois do Atletiba, o Furacão teria o jogo mais importante de sua história. A primeira partida final da Libertadores, contra o São Paulo, em Porto Alegre, terminou empatada. Ou seja, tudo igual para o jogo de quarta.

O técnico Antônio Lopes, no entanto, fechou o treino. O clube restringiu as entrevistas para que elenco focasse apenas no clássico. A primeira vitória no Brasileiro era uma necessidade para quem estava na lanterna do campeonato. E, quem sabe, também poderia ser um impulso para o confronto no Morumbi.

Foto: Hedeson Alves/Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Hedeson Alves/Arquivo Gazeta do Povo| GAZETA
Foto: Hedeson Alves/Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Hedeson Alves/Arquivo Gazeta do Povo| Foto: Hedeson Alves/Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Hedeson Alves/Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Hedeson Alves/Arquivo Gazeta do Povo| GAZETA

Siga o diário da final!

Especial: O ano em que o Athletico descobriu a América; clique!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]