• Carregando...
Zagueiro Alex Silva, ex-São Paulo, e técnico Miguel Ángel Portugal, ex-Athletico, figuras do Wilstermann | Reprodução e arquivo Gazeta do Povo
Zagueiro Alex Silva, ex-São Paulo, e técnico Miguel Ángel Portugal, ex-Athletico, figuras do Wilstermann| Foto: Reprodução e arquivo Gazeta do Povo

O Athletico recebe o Jorge Wilstermann, da Bolívia, nesta quinta-feira (14), às 21h, na Arena da Baixada, precisando se recuperar na Libertadores. Depois de perder na estreia para o Tolima (1 a 0), na Colômbia, vencer é fundamental para o Furacão seguir com a pretensão de avançar à fase de grupos.

Conheça mais sobre o adversário boliviano do Furacão:

Time ‘máster’

O Jorge Wilstermann aposta na experiência. A média de idade do time que empatou com o Boca Juniors na estreia foi de 31 anos. O jogador mais jovem que atuou pelo Aviador foi o lateral Aponte, de 26 anos. Já o Furacão que perdeu na estreia para o Tolima teve um time cinco anos mais novo, com a média de 25.

>> Premiação da Copa Libertadores: veja quanto cada clube pode embolsar

>> Guia dos jogos na TV: onde assistir Brasileirão, Libertadores, Sul-Americana

Técnico ex-Furacão

Portugal orienta equipe do Athletico em 2014 durante passagem de 4 meses pelo clubeAlbari Rosa/Gazeta do Povo

Comandante do Jorge desde o início do ano, Miguel Angel Portugal foi técnico do Athletico em 2014. Ele ficou quatro meses no cargo e pediu demissão após pressão da torcida após a eliminação na fase de grupos da Libertadores. Saiu se queixando das condições de trabalho com aproveitamento de 43,58% (cinco vitórias, seis derrotas e dois empates).

Pirulito e brasileiros desconhecidos

Três brasileiros são titulares do Jorge Wisltermann. O mais conhecido é o zagueiro e capitão Alex Silva, conhecido como ‘Pirulito’. O defensor de 34 anos é ídolo do São Paulo e foi tricampeão nacional (2006, 2007 e 2008). Já os atacantes Serginho, 34, e Lucas Gaúcho, 27, só atuaram em clubes periféricos.

>> TABELA: veja os grupos e todos os jogos da Libertadores 2019

Olho nele

O atacante boliviano Gilbert Álvarez é o goleador do time. O jogador já atuou pela seleção da Bolívia e no ano passado marcou 33 gols em 49 jogos. Ele retornou recentemente de uma passagem rápida pelo futebol da Arábia Saudita.

Por que Jorge Wilstermann?

Jorge Wilstermann foi o primeiro piloto comercial da Bolívia e pioneiro do ramo da aviação. Ele morreu em um acidente aéreo em 1936 e o dono da companhia Lloyd Aéreo Boliviano fundou o clube colocando o nome em homenagem ao amigo. A alcunha do Jorge é Aviador e o aeroporto de Cochambamba também leva o nome do ex-piloto.

Curiosidades e bizarrices

Com 69 anos de idade, o clube é o terceiro maior campeão da Bolívia com 14 títulos do Campeonato Boliviano, atrás de Bolivar (28) e The Strongest (15). A história recente mais bizarra é que, em 2010, o Jorge conseguiu a proeza de ser campeão e rebaixado na mesma temporada por conta do regulamento do torneio. Em 2017, eles foram os primeiros do país a eliminar um brasileiro na Libertadores quando despacharam o Atlético-MG.

Athletico x Jorge Wilstermann - Libertadores: últimas notícias

Notícias do Athletico

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]