• Carregando...
 | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo

O Atlético revelou a média histórica de público na Arena da Baixada de 1999 até a última partida no estádio atleticano – goleada de 7 a 1 sobre o Rio Branco pela Taça Caio Júnior no último sábado (10) – para defender o preço do ingresso e justificar a pouca quantidade de pessoas que vão aos jogos. Neste ano, a média é de 6.396 pagantes por partida - até agora, oito jogos aconteceram na Arena neste início de 2018 - seis pelo Paranaense e dois pela Copa do Brasil.

O levantamento foi publicado em um período conturbado entre diretoria e torcida. Em agosto do ano passado, o clube proibiu a entrada de qualquer torcida organizada no estádio. Desde então, a organizada Os Fanáticos e a cúpula atleticana trocam ataques e comprovam a relação difícil.

Como forma de protesto, os torcedores rubro-negros passaram a fazer uma concentração na Praça Afonso Botelho, em frente a Arena, fazem uma ‘festa própria’ durante os jogos. Admitindo a falta desse espírito de “festa” dentro do estádio, o Atlético estuda ideias para voltar a ter a força da torcida a seu favor. Uma alternativa dos dirigentes seria implantar uma espécie de torcida organizada “oficial”.

Segundo o clube, o valor do ingresso tem pouca influência sobre o público que comparece na Arena. O levantamento exemplifica isso com os números de 2003. Naquele ano, o preço médio do bilhete custava R$ 15 e a média foi a menor de todas: 8.811 pagantes por jogo. Já em 2014, o valor médio do ingressou custou R$ 150 e a média de público foi a maior registrada - 16.831 pagantes por duelo.

Além disso, o Furacão declarou que o número escasso de torcedores nas arquibancadas não é um problema atual. “Ao longo da história do clube, períodos de pouca presença nas arquibancadas foram comuns. Os grandes públicos e os dias de estádio lotado são pontuais, em grandes clássicos ou jogos decisivos”, afirma o texto publicado no site oficial.

No total, a renda da Arena da Baixada foi de R$ 113.389.481,90 nos 527 jogos oficiais realizados e os dois amistosos, de inauguração, contra o Cerro Porteño em 1999, e de reinauguração contra o Corinthians em 2014 - um montante de público de 6,5 milhões, média de 12.491 por jogo. Vale lembrar que o estádio passou por reformas em 2012, 2013 e no primeiro semestre de 2014 para a realização da Copa do Mundo no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]