• Carregando...
Abel Braga após o jogo que selou o título para o Atlético diante do Coritiba, em 1998. | Arquivo Gazeta do Povo
Abel Braga após o jogo que selou o título para o Atlético diante do Coritiba, em 1998.| Foto: Arquivo Gazeta do Povo

O duelo do Atlético contra o Fluminense, neste domingo (17), às 16 horas, na Arena da Baixada, pela 24.ª rodada do Campeonato Brasileiro, assinala um novo reencontro da torcida rubro-negra com Abel Braga, atual técnico do adversário carioca.

TABELA: Veja a classificação e os jogos do Brasileirão

O veterano comandante tem espaço marcado na história do Furacão. Ele assumiu o clube em 1997, em meio a uma seca de títulos estaduais. No ano seguinte, 98, Abelão conduziu o time à conquista do Estadual, feito que não acontecia desde 1990. E com gostinho especial, após superar na final o rival Coritiba.

Abel ainda treinaria o próprio Coxa, em 1999, onde também conquistaria o Campeonato Paranaense daquele ano, além do Paraná, em 2000. Nem as passagens pelos rivais, entretanto, atingem a importância do técnico, de estilo paizão e bem-humorado, para os atleticanos.

O carinho na Baixada deve ser ainda mais especial por causa do drama pessoal enfrentado por Abel neste ano, com o falecimento do filho caçula, aos 18 anos.

Além da torcida rubro-negra, Abelão reencontrará o “pupilo” Fabiano Soares, treinador do Furacão. Quando Soares ainda era um jovem volante das categorias de base do Botafogo, em 1987, coube a Abel promovê-lo ao time principal.

“O Abel para mim é uma referência, como o Paulo Autuori. Quando eu era júnior no Botafogo, o Abel me levou para a equipe principal, só tenho palavras de elogio”, explica Soares. “Espero que ele se sinta triste depois do jogo [pela derrota], mas quero dar um grande abraço, porque é uma pessoa sensacional”, completa.

O Atlético deve ter três desfalques: o zagueiro Paulo André, com dores na coxa, o meia Guilherme, suspenso, e o atacante Lucas Fernandes, que pertence ao Fluminense e, contratualmente, não pode atuar.

Ficha técnica

Atlético: Weverton; Jonathan, Wanderson, Thiago Heleno e Fabrício; Pavez, Lucho González e Sidcley (Rossetto); Felipe Gedoz, Nikão e Ribamar. Técnico: Fabiano Soares.

Fluminense: Júlio César; Lucas, Renato Chaves, Nogueira e Marlon; Orejuela, Douglas, Wendel e Gustavo Scarpa; Wellington Silva e Henrique Dourado. Técnico: Abel Braga.

Árbitro: Raphael Claus (SP-Fifa).

Auxiliares: Alex Ang Ribeiro (SP) e Tatiane dos Santos Camargo (SP-Fifa).

TV: Premiere.

Fique de olho

Felipe Gedoz

Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Principal contratação do Atlético na temporada, o meia deve voltar a entrar como titular em uma partida após 52 dias. No Atletiba do último domingo, ele saiu do banco e incendiou o jogo. Agora, terá a chance de provar que está de fato reabilitado no Furacão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]