• Carregando...
Torcida atleticana cantou mais alto no Maracanã durante toda a partida. | Albari Rosa, enviado especial/Gazeta do Povo
Torcida atleticana cantou mais alto no Maracanã durante toda a partida.| Foto: Albari Rosa, enviado especial/Gazeta do Povo

Os atleticanos que foram ao Rio de Janeiro viveram um dia mágico e histórico para o Atlético. Silenciaram o Maracanã na noite desta quarta-feira (28), comemoraram a vaga na final da Sul-Americana e presenciaram o maior feito do clube dentro do palco sagrado do futebol mundial.

Cerca de 2.000 rubro-negros cantaram e deixaram a angústia de lado logo aos quatro minutos do primeiro tempo quando o meia-atacante Nikão abriu o placar e enterrou o Fluminense. Antes mesmo do fim da etapa inicial, a torcida já gritava “olé”. No segundo tempo, com o gol do volante Bruno Guimarães, ‘pediram com gentileza’ para a torcida carioca não deixar o estádio mais cedo – o que não foi atendido. Alguns torcedores do clube das Laranjeiras choravam nas arquibancadas.

“Libertadores estamos chegando” foi o canto principal entoado pelos rubro-negros alocados no setor norte superior, isolado, mas barulhento. O clássico grito de provocação ao Coritiba também foi celebrado.

>> MERCADO DA BOLA 2019: confira o vai e vem do seu clube no mercado

>> TABELA SUL-AMERICANA 2018: confira os resultados e próximos jogos

A maior parte dos atleticanos chegou ao Rio no dia do jogo. Timidamente eles foram se aglomerando nas praias de Copacabana, na zona Sul. O sentimento na bagagem era de confiança total após a vitória por 2 a 0 no jogo de ida na Arena da Baixada.

“Chegamos às 14h e já retornaremos às 5h desta quinta-feira para ir trabalhar. Sem hotel, sem nada. Tudo isso para acompanhar o Atlético”, conta o torcedor Pedro César Santos.

Leia mais: Fogos na madrugada servem de incentivo e geram piadas entre jogadores do Atlético

A rivalidade entre os clubes – aflorada desde os anos 90 –, também deu um clima especial ao confronto. Provocações com gritos de “Série B” partiram dos atleticanos aos tricolores cariocas, em alusão aos rebaixamentos superados no ‘tapetão’ do clube das Laranjeiras nos Brasileirões de 1996 e 2013.

Veja também: Marcar nome na história do Atlético motiva Tiago Nunes e jogadores para a final

Já os mandantes, mesmo em crise, foram ao Maraca apoiar. O público total foi de 35.451 pagantes (37.208) no total). Mas os gritos de apoio, fervorosos antes da bola rolar, desapareceram e viraram irritação com o desempenho do time. O Fluminense corre risco de cair para Segundona e joga a sobrevivência na Série A contra o América-MG, no próximo domingo (2), na última rodada do Brasileirão.

Porém, a rivalidade extrapolou os limites das provocações sadias das arquibancadas. Durante a tarde, um grupo de torcedores do Fluminense atacou a concentração de atleticanos em um bar em Copacabana. Duas pessoas tiveram ferimentos leves e uma pessoa foi detida pela Polícia para prestar esclarecimentos.

***

Veja algumas imagens da torcida rubro-negra - Albari Rosa/Gazeta do Povo

Confira o lance a lance e a ficha técnica de Fluminense x Atlético-PR

***

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]