• Carregando...
Priaulx dá um banho de champagne em Muller, campeão da temporada 2008 do WTCC | Divulgação / FIA WTCC
Priaulx dá um banho de champagne em Muller, campeão da temporada 2008 do WTCC| Foto: Divulgação / FIA WTCC
  • Farfus chegou a andar em segundo na bateria final em Macau, mas perdeu roda e abandonou

Depois de três anos de domínio da BMW no Campeonato Mundial de Carros de Turismo (WTCC), o francês Yvan Muller levou a espanhola Seat ao título da categoria nesta temporada. Com um terceiro lugar na primeira corrida em Macau, e um segundo na bateria dois, o piloto faturou o título, quebrando a hegemonia do tricampeão, o britânico Andy Priaulx, da BMW. Já o curitibano Augusto Farfus Júnior voltou a ser "assombrado" pelo azar, como em boa parte deste ano.

Na primeira bateria, Alain Menu largou na pole position e liderou de ponta a ponta, com Andy Priaulx em segundo. Líder do campeonato, Yvan Muller conseguiu se defender dos ataques de Robert Huff e ficou com a terceira posição. Já Augusto Farfus perdeu a quinta colocação na largada, mas conseguiu se recuperar e chegou na quarta colocação. Único capaz de roubar o título de Muller, o italiano Gabriele Tarquini, também da Seat, chegou em sétimo e viu suas chances de conquista afundarem.

Na segunda corrida, Farfus pulou para a segunda posição logo na largada, e passou a travar uma briga pela liderança com o britânico James Thompson, da Honda. Mas na oitava volta, os dois carros se tocaram e Thompson foi parar na barreira de proteção. Farfus era o líder na última volta, mas acabou perdendo uma roda, tendo de abandonar. O pneu solto de Farfus acertou o carro de Tarquini, que também abandonou. Assim, a vitória caiu no colo de Robert Huff, com Muller e Priaulx vindo a seguir.

"Não é fácil aceitar um abandono quando você era o líder na volta final. Mas, de alguma maneira, o que houve aqui em Macau reflete bem como foi a temporada para mim. Eu sinto muito pelo James Thompson ter sido forçado a abandonar. Era a minha única chance de ultrapassá-lo, e talvez ele não esperasse que eu o atacasse naquela curva", explicou Farfus, em entrevista ao site oficial da BMW. "Parabéns a Seat e ao Yvan Muller. Derrotar os seus companheiros de equipe com uma margem tão grande é impressionante", completou o curitibano.

Ao comemorar o título, o francês não conteve a emoção. "Há um ano, aqui mesmo em Macau, eu estava muito triste. Um ano depois, finalmente estou no topo do mundo. Quando você perde uma corrida, você se lembra daquelas semanas e meses anteriores, e muito mais. Quando você vence, esquece bem depressa, e vais e lembrar disso por um longo tempo", comentou Muller após a prova. "Você precisa fazer o seu melhor para ser campeão, mas ao mesmo tempo precisa ter uma grande equipe que lhe dê esta oportunidade. A Seat fez isso por mim", finalizou.

Farfus terminou o WTCC 2008 na sexta posição, com 63 pontos e duas vitórias no ano. Os carros da categoria voltam para a pista em 8 de março de 2009, em Curitiba, palco da abertura da próxima temporada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]