• Carregando...

Três jogadores do Barcelona brigam pelo prêmio de melhor jogador de 2010: Messi, Iniesta e Xavi são os finalistas da Bola de Ouro, prêmio que será entregue pela Fifa e pela revista "France Football" no dia 10 de janeiro de 2011. Marta vai lutar pelo penta no futebol feminino.

No domingo, o jornal italiano "Gazzetta dello Sport" publicou que o trio do Barça ficaria na final e que Iniesta, autor do gol do título da Espanha na Copa do Mundo, é o favorito para vencer a disputa. Neste ano, o prêmio foi unificado pela Fifa e pela revista francesa. Candidatos como o uruguaio Forlán (eleito o melhor do Mundial), o holandês Sneijder e o português Cristiano Ronaldo ficaram fora da briga.

Quando a Bola de Ouro era organizada apenas pela "France Football", só o Milan conseguiu ter jogadores nos três primeiros lugares: em 1988 (Van Basten, Gullit e Rijkaard) e 1989 (Van Basten, Baresi, Rijkaard). No ano passado, o Barça teve dois finalistas no prêmio da Fifa: o vencedor Messi e Xavi, que dividiram o pódio com Cristiano Ronaldo (em segundo).

Guardiola, Del Bosque e Mourinho são os candidatos ao prêmio de melhor técnico do ano (Getty Images)O futebol espanhol dominou também a lista dos melhores treinadores de 2010: Pep Guardiola (Barcelona), José Mourinho (Real Madrid, mas vencedor da Liga dos Campeõs, Copa da Itália e Campeonato Italiano com o Inter de Milão na temporada 2009/2010) e Vicente del Bosque (campeão do mundo com a Espanha) foram os indicados.

No futebol feminino, Marta, que venceu o prêmio da Fifa nos últimos quatro anos, terá a concorrência de duas alemãs: Fatmire Bajramaj e a veterana Birgit Prinz, tricampeã em 2003, 2004 e 2005.

Os nomes de Messi, Xavi e Iniesta saíram de uma lista de 23 jogadores selecionados pela Fifa e pela "France Football". O Brasil tinha três atletas nesta relação: Julio César e Maicon, do Inter de Milão, e Daniel Alves, do Barça. Os finalistas foram os mais votados por técnicos e capitães das seleções filiadas à Fifa e por jornalistas escolhidos pela revista. O troféu da premiação será a Bola de Ouro, entregue pela publicação francesa desde 1956.

O evento contou com a presença dos ex-jogadores franceses Jean Pierre Papin, que ganhou a Bola de Ouro da "France Football" em 1991 (ano que ficou em segundo lugar no prêmio da Fifa, atrás do alemão Lotthar Matthäus), e Christian Karembeu, campeão do mundo em 1998. O secretário-geral Jeróme Valcke representou a entidade máxima do futebol.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]