• Carregando...

Não existe imortalidade que resista à pulsação de uma Bombonera lotada. O Grêmio fez o que pôde, mas não suportou a força do Boca Juniors e perdeu por 3 a 0 o primeiro jogo da decisão da Libertadores da América, na noite desta quarta-feira, em Buenos Aires. O resultado deixa o Tricolor longe do terceiro título continental. É hora de ser imortal. Mais imortal do que jamais foi em mais de 100 anos de vida.

Para levantar o caneco, são duas opções no duelo de volta, dia 20, no Olímpico: ou conquistar uma vitória com três gols de vantagem e ser mais competente nos pênaltis, ou bater o rival argentino por pelo menos quatro gols de diferença. A decisão não tem saldo qualificado.

Largada na pressão

Nos primeiro minutos, o Grêmio foi surpreendente. A vontade de fazer um duelo histórico fez com que o time de Mano Menezes entrasse em campo mais ligado do que nunca. Ao invés de se assustar, o Tricolor assustou. Controlou a bola, foi para cima, pressionou. Nem parecia estar na Bombonera.

Aos sete minutos, Carlos Eduardo recebeu pela direita de ataque e bateu torto, para fora. Dois minutos depois, Sandro Goiano coordenou triangulação com Tuta e Cadu e recebeu de frente para o gol. O problema é que o chute do volante saiu fraco. Aos 12, mais pressão. Teco acertou bom cabeceio e Tuta, na dividida com o goleiro Caranta, perdeu o gol.

Para azar do time gaúcho, o Boca também tem uma boa dose de imortalidade. Se a situação em campo não era boa, se a torcida estava apreensiva, pouco importa. Aos 18, o trio de ouro funcionou. Riquelme bateu falta pela direita, Palermo, em impedimento, apareceu no segundo pau e rolou para Palácio, livre, desviar para o gol de Saja. A Bombonera, em um segundo, trocou o silêncio por uma euforia ensurdecedora.

Abafa muda de lado

E o Grêmio sentiu. Depois do gol, não foi o mesmo time. Diego Souza e Tcheco, cérebros do time, pareciam perdidos. A marcação do Boca encaixou de repente. Morel e Clemente Rodríguez abafavam pela direita de ataque do Tricolor. Carlos Eduardo não conseguia tramar pela esquerda. Equilibrado, o time argentino soube fazer valer sua técnica. Riquelme, aos 44, quase ampliou. Deu um toquezinho da gênio na entrada da área, rente à trave esquerda de Saja.

Se o Boca terminou o primeiro tempo bem, voltou no segundo melhor ainda. Palácio, em dois lances seguidos, perdeu a chance de ampliar. Aos seis, recebeu sozinho dentro da área, sem goleiro e mandou o chute. A torcida do Boca chegou a fazer a avalanche, mas Teco, sobre a linha, salvou o Grêmio. Aos sete, sobrou para o habilidoso atacante, impedido, uma bola desviada por Palácio. A conclusão foi na rede por fora. Aos oito, Saja defendeu bom chute de Cardozo.

Cai a casa tricolor

Era ruim, mas ficou pior. Sandro Goiano acertou Banega em cheio e foi expulso aos 14. O Grêmio até conseguiu suportar a inferioridade por certo tempo, mas o Boca tem Riquelme. E quem tem Riquelme tem craque. Aos 28, ele mandou um petardo em cobrança de falta ensaiada. Saja nem viu.

Para dificultar ainda mais, Ledesma marcou o terceiro, de cabeça, após uma falha coletiva da zaga gremista. A Bombonera explodiu definitivamente diante da proximidade de mais um título para a equipe mais vitoriosa do continente.

BOCA JUNIORS 3 x 0 GRÊMIO

Boca: Caranta; Ibarra, Díaz, Morel Rodríguez e Clemente Rodríguez; Ledesma, Banega (Battaglia), Cardozo (Dátolo) e Riquelme; Palacio e Palermo. Técnico: Miguel Angel Russo

Grêmio: Saja; Patrício, William, Teco e Lúcio; Gavilán, Sandro Goiano, Diego Souza e Tcheco (Douglas); Carlos Eduardo e Tuta (Lucas). Técnico: Mano Menezes

Gols: Palacio, aos 18 minutos do primeiro tempo; Riquelme, aos 28, e Ledesma, aos 44 minutos do segundo tempo

Cartões amarelos: Ibarra, Banega, Riquelme e Cardozo (Boca Juniors); Patrício e Sandro Goiano (Grêmio)

Cartão vermelho: Sandro Goiano (Grêmio)

Árbitro: Jorge Larrionda (Uruguai)Auxiliares: Wálter Rial (Uruguai) e Edgardo Acosta (Uruguai)

Data: 13/06/2007Estádio: La Bombonera, em Buenos Aires (Argentina)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]