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Gabriel Dias em ação durante pré-temporada | Divulgação
Gabriel Dias em ação durante pré-temporada| Foto: Divulgação
  • Lucas Foresti, Will Buller e Gabriel Dias serão os pilotos da Hitech Racing em 2010

19 anos de idade, 15 poles-positions e oito vitórias em 20 corridas disputadas no Campeonato Britânico de Fórmula 3. Os números obtidos pelo jovem piloto de CuritibaGabriel Dias na categoria National Class de uma das mais respeitadas competições de automobilismo no mundo o credenciam a ser um dos favoritos ao título da temporada.

Em 2010, Dias estreia na International Class, elite da Fórmula 3 (uma das etapas obrigatórias da caminhada rumo à Fórmula 1) prometendo muito trabalho e determinação em busca do título. Consciente de que o caminho será árduo, ele reconhece que a equipe Hitech Racing saiu atrás das rivais, mas tem certeza de que a diferença será tirada ao longo das 30 baterias disputadas no ano.

"Esse ano o nível esta muito mais alto, afinal vários pilotos que começam a temporada estão na categoria há dois, até três anos. Eu entro na minha segunda temporada e acho que apesar de um começo de ano ruim, com problemas na pré-temporada, temos condições de entrar na briga pelo título", disse Dias, por telefone, à Gazeta do Povo.

Os problemas a que Dias se refere aconteceram durante o desenvolvimento de um novo sistema de freios para o seu carro. "A equipe investiu nesses freios novos, mas nada deu certo. Insistimos tentando corrigir e perdemos muito tempo. Com isso perdemos muito tempo de pistas. Foram quatro dias perdidos e para quem vem de três meses sem atividade e tendo que lidar com algumas mudanças, esse tempo é fundamental", lamentou.

O projeto dos freios ficou em stand by, mas mesmo assim o carro de 2010 vem com novidades. Um novo pacote aerodinâmico deve deixar o carro em média 1,5 segundo na pista, o que em termos de automobilismo é um "temporal". "O carro neste ano tem mais asa, mais downforce. Isso melhora nossa aerodinâmica nas curvas. O motor é forte e na reta perdemos um pouco de velocidade final, mas nas curvas ganhamos muito".

Abertura do campeonato

A etapa de abertura da temporada será disputada no Circuito de Oulton Park, distrito de Cheshire, na Inglaterra. Com extensão de 4.300 metros, a pista é bastante estreita, com áreas de escape muito coladas, com poucos pontos de ultrapassagem. Por problemas de organização, os pilotos não poderão realizar os treinos livres e vão direto para o classificatório.

Dias lamentou não poder treinar nessa pista, embora conheça bem o circuito. "O treinos seriam bons para ajustarmos algumas coisas que não pudemos ajustar na pré-temporada. Temos que achar o tempo perdido. Essa pista é bem complicada, pois não podemos ultrapassar. Largar na frente é fundamental", disse. A expectativa de um bom resultado logo na primeira etapa não boa. "Vai ser um fim de semana difícil. De Silverstone em diante deve melhorar para nós", completou.

Pelo novo regulamento, os treinos classificatórios de sábado vão garantir as posições dos pilotos na primeira e na terceira corridas. O grid da segunda será definido com base na posição dos carros ao final da primeira prova. "O piloto que vencer a primeira vai sortear um número entre 7 e 10. O que ele pegar será o número de posições invertidas no grid. É uma forma de evitar que o oitavo colocado mantenha uma posição cômoda para garantir a pole".

A primeira bateria será no sábado e as duas restantes acontecem na segunda-feira, pois no domingo é feriado de Páscoa.

Os rivais

Perguntado quem seria o rival a ser batido, Gabriel Dias não titubeou: Jean-Eric Vergne, da Carlin. "A Carlin é a rival da nossa equipe. Eles estão muito fortes para este ano. Um piloto em especial será o Jean-Eric. Ele á patrocinado pela Red Bull e é o vice-campeão da Fórmula Renault. Ele vem liderando a maioria dos testes e vai ser o nosso maior rival".

Dias acredita que a temporada terá um alto nível de competitividade, mas tem certeza de que a equipe irá evoluir e brigar em condições de igualdade com os rivais da temporada. "Vai ser uma primeira bateria muito difícil. Vai valer um pouco de estratégia, sorte e principalmente potencial dos pilotos", concluiu Dias.

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