• Carregando...

Cuenca, Equador (AE) – Flávio Saretta marcou o primeiro ponto do Brasil, no confronto diante do Equador pela Copa Davis, em Cuenca, mas nem comemorou. Seu adversário, Giovanni Lapentti, sentiu uma lesão no ombro direito, ao atirar-se ao chão na tentativa de um voleio e não conseguiu mais voltar ao jogo. Entre emoção e dor, o tenista equatoriano chorou em quadra, causando um clima de grande aflição. O brasileiro vencia a partida por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (8/6) e 6/4.

A vitória nesta primeira partida abre as portas para o Brasil conseguir a classificação para o playoff do Grupo Mundial da Davis. Além da importância do ponto, o Equador não conta com muitas opções de jogadores e se Giovanni Lapentti não se recuperar a tempo de jogar a partida de duplas ao lado de seu irmão Nicolas Lapentti, o técnico equatoriano Raul Viver fica praticamente sem ter quem escalar para o jogo de hoje.

Os outros dois integrantes da equipe equatoriana não têm experiência, nem mesmo bom ranking. Carlos Avellan é apenas o número 725 no ranking mundial da ATP e Júlio Campozano ocupa a 740.ª posição.

Apesar da delicada situação em quadra, Flávio Saretta vinha mostrando um tênis capaz de superar Giovanni Lapentti. Logo no primeiro set, ele abriu vantagem com quebra de serviço, mas a seguir cedeu também o seu saque. O brasileiro, porém, não se desequilibrou, como é de costume. Manteve a concentração e levou a decisão para um tie- break, em que chegou a salvar um set point antes de vencer a série por 8 a 6.

No segundo set, a situação ficou ainda mais tranqüila para Saretta, que, mais solto, conseguiu impor a maior qualidade de seu jogo e alcançou a cômoda vantagem de 5 a 2. Ainda assim, perdeu seu serviço, mas se recuperou a tempo de fazer 6 a 4.

Ao final desse set, Giovanni foi buscar um voleio, atirou-se ao chão e machucou o ombro. O tenista equatoriano não conseguiu sequer levantar o braço e, apesar de todo o esforço para manter-se em quadra, saiu de quadra chorando.

"Lamentei ter vencido a partida dessa maneira", disse Saretta. "Preferia ter jogado até o final, mesmo com a chuva atrapalhando e as dificuldades de se jogar na altitude."

O mau tempo atrasou bastante o início da partida e as chuvas interromperam a partida Saretta x Giovanni Lapentti. Até o fechamento desta edição, o duelo entre Ricardo Mello e Nícolas Lapenti não havia começado.

Copa Davis: Equador x Brasil, às 13h30, no Sportv2.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]