• Carregando...

As areias de Copacabana vão ferver. Não só pelo calor escaldante, mas pela III Copa do Mundo de Futebol de Areia organizada pela Fifa. A competição, que começa nesta sexta-feira, dia 2 de novembro, vai agitar o Rio de Janeiro durante dez dias. Dezesseis países, divididos em quatro grupos, vão brigar pelo título mais importante do esporte. A RPC TV trasmite, ao vivo, todos os jogos do Brasil.

Atual campeã do torneio, a seleção brasileira luta em casa pelo bicampeonato. Para isso, terá que passar por Ilhas Salomão (02/11), México (04/11) e Rússia (06/11), adversários da primeira fase no Grupo A. Outros candidatos fortes ao caneco são: França (Grupo D), Portugal (Grupo B) e Uruguai (Grupo C). Além da Argentina, que devido à rivalidade sul-americana, deve ser encarada com cautela.

- A Argentina cresceu assustadoramente no futebol de areia. A cada ano, eles melhoram mais. Isso é perceptível ao analisarmos as últimas competições - afirma o técnico da seleção brasileira, Alexandre Soares.

Forma de disputa

A Copa do Mundo de Futebol de Areia organizada pela Fifa é disputada há três anos no Rio de Janeiro. Para chegar ao título, as seleções precisam disputar seis jogos. Os três primeiros pela fase de classificação. A seguir, os times entram nas quartas-de-final (08/11), semifinais (10/11) e decisões de terceiro (11/11) e primeiro lugares (11/11). Somente as duas melhores seleções de cada chave avançam às oitavas.

Raio X

O técnico da seleção brasileira de futebol de areia, Alexandre Soares, analisou os nossos adversários na primeira fase:

* Ilhas Salomão:

"Elas representam a seleção mais forte da Oceania. É a segunda vez que se classificam para disputar a Copa do Mundo. Em 2006, não passaram da primeira fase. Mas os jogadores melhoraram tecnicamente e vêm para a competição deste ano mais forte. Só falta eles descobrirem uma forma própria de atuar, já que estão evoluindo taticamente."

* México:

"É uma seleção que pode surpreender e deve se classificar no Grupo A. Todo ano, eles renovam o time. Desta vez, o México convocou três jogadores de quem nunca ouvimos falar. No entanto, são rivais conhecidos por manterem uma base forte. O time referência é o que disputou a Copa das Nações este ano. Nunca perdemos para os mexicanos, mas é bom ter cautela."

* Rússia:

"Os russos são disciplinados e marcam muito bem. Eles se destacam fisicamente, além de já conhecerem alguns macetes do esporte por contarem com jogadores rodados. A liga russa é bem disputada, o que faz com que os atletas melhorem constantemente."

Pedreiras

Para o treinador Alexandre Soares, o Brasil tem que ter atenção redobrada, principalmente, com três adversários.

* França:

"É a primeira campeã da Copa do Mundo organizada pela Fifa, em 2005. Apesar de contar com jogadores adaptados do campo para a areia, alguns atletas já são especialistas. Eles encontraram uma maneira própria de jogar, o que dificulta para todo mundo que vai enfrentá-los.

* Portugal:

"É o principal adversário do Brasil. Eles têm uma federação forte e, por isso, treinam de forma regular. Diferentemente de outras seleções que se reúnem, por exemplo, quatro meses antes das competições. Não custa lembrar que a seleção portuguesa conta com quatro bons jogadores: Hernani, Alan, Madjer e Belchior. Qualquer um deles pode desequilibrar uma partida. Nós fizemos duas semifinais duríssimas contra Portugal nas últimas Copas do Mundo da Fifa. E eles nos venceram em 2005."

* Uruguai:

"A seleção uruguaia apresenta ótimo entrosamento, já que os jogadores treinam juntos há quatro anos. O treinador Venâncio Ramos é experiente e vem fazendo um bom trabalho. Para se ter uma idéia, eles fizeram a final contra o Brasil no ano passado. Ganhamos por 4 a 1, mas o jogo foi bastante equilibrado."

Tchau, Copa do Mundo!

Em sorteio realizado pela Fifa, ficou decidido que a IV Copa do Mundo de Futebol de Areia será realizada em Marselha, na França, no ano que vem. Será a primeira vez que o Mundial não acontecerá no Brasil. Em 2009, a competição será disputada em Dubai, nos Emirados Árabes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]