• Carregando...
Russos comemoram virada e título olímpico diante do Brasil | Daniel Castellano / Gazeta do Povo - enviado especial
Russos comemoram virada e título olímpico diante do Brasil| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo - enviado especial

A seleção masculina brasileira de vôlei não repetiu o feito da equipe feminina e, neste domingo (12), ficou com a prata nos Jogos Olímpicos de Londres. O Brasil vencia a Rússia por 2 sets a 0, chegou a ter dois match points, mas permitiu a virada e perdeu no tie-break por 15 a 9.

O feito russo é histórico. Além de ser o primeiro ouro olímpico do vôlei como país independente, uma reação deste tipo - virada após um 2 a 0 - é inédita na história das finais olímpicas da modalidade.

Mesmo com a prata, o técnico Bernardinho alcançou uma marca pessoal bastante expressiva, conquistando sua sexta medalha olímpica. Ele foi prata em Los Angeles-1984 (como jogador), bronze em Atlanta-1996 e Sydney-2004 (como técnico da seleção feminina), ouro em Atenas-2004 e prata em Pequim-2008, já com a seleção masculina.

A permanência do técnico para o ciclo até os Jogos de 2016 ainda não foi definida. A disputa em Londres marca a despedida olímpica de alguns veteranos da seleção, como Serginho, Giba, Ricardinho e Rodrigão.

O jogo

Passeio brasileiro

Com um aproveitamento muito bom nos ataques de Murilo, o Brasil não teve muitas dificuldades para vencer o primeiro set. Em um set que teve poucos pontos de bloqueio, a eficiência no ataque foi fundamental para a equipe brasileira chegar a vitória por 25 a 19.

O segundo set não foi diferente. A Rússia só esteve à frente no placar nos primeiros pontos, após ter começado sacando. A seleção brasileira logo abriu uma vantagem de 4 pontos, administrada até o final da parcial.

Início da virada

O terceiro set foi mais equilibrado, e a equipe brasileira teve que encarar a resistência de um time russo que não se entregou. O Brasil não conseguiu fechar os dois match points que teve, levou a virada e perdeu o set por 29 a 27.

A seleção brasileira sofreu um apagão no quarto set. A Rússia chegou a abrir sete pontos de vantagem na metade do set. O Brasil chegou a equilibrar o jogo no fim, mas o set foi mesmo dos russos, que fecharam em 25 a 22.

Derrota

O início do quinto set foi de muitos erros para o Brasil, que parava na eficiência defensiva russa. A Rússia cresceu na partida, impulsionada pela conquista dos dois sets anteriores. Os símbolos da reação russa foram Muserskiy e Mikhaylov. Juntos, os dois marcaram 48 pontos. O último deles foi de Muserskiy, fechando o set em 15 a 9 e a partida em 3 a 2. Ouro para os russos e prata com gosto muito amargo para a equipe de Bernardinho.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]