• Carregando...
A paranaense Alessandra Marchioro é apontada como uma das possíveis estrelas do Brasileiro juvenil, que começa nesta quinta-feira, em Curitiba. | Valterci Santos/ Gazeta do Povo
A paranaense Alessandra Marchioro é apontada como uma das possíveis estrelas do Brasileiro juvenil, que começa nesta quinta-feira, em Curitiba.| Foto: Valterci Santos/ Gazeta do Povo

Fim de novembro. Época em que os adolescentes estão preocupados com as últimas provas escolares. Não os 475 nadadores de 15 e 16 anos que deixaram as notas nos boletins em segundo plano, mais interessados em outros números: seus tempos na piscina. Eles disputam, entre quinta-feira e domingo, do 18º Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação -- Troféu Carlos Campos Sobrinho, no Clube Curitibano, em Curitiba.

Além de um lugar no pódio, os atletas vindos de 102 clubes, buscam índice para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2010, em Cingapura. Para cada prova, dois nadadores serão classificados.

"Não é a última chance para os atletas garantirem a vaga, mas é o melhor momento. O Brasileiro é a competição mais importante do calendário deles, chegam a Curitiba em seu ápice", diz o diretor de Desportos Aquáticos do Clube Curitibano, Nilton Narussig.

"As estrelas do fim de semana são a curitibana Alessandra Marchioro (Clube Curitibano), a Júlia Gerotto (Clube Paineiras do Morumbi – SP), Giuliano Rocco e Alexandre Graczyk (ambos do Minas Tênis)", aponta o técnico e comentarista de natação Alex Pussieldi.

Alessandra tem, até agora, índice nas provas de 50 e 100 metros livre e 100 m peito. Júlia é o destaque nos 200 e 400 m medley, mesmas provas de Giuliano Rocco. O paranaense Graczyk, que defende o clube mineiro desde o início do ano, é o destaque dos 100 m livre. Donos da casa, Carolina Bergamaschi tenta índice nos 50 m livre; Mauro Fernandes (100 e 200 m borboleta) e João Pimentel (400 e 1500 m borboleta) tentam repetir os ouros conquistados no Brasileiro de Inverno.

Outro destaque local é a equipe feminina de revezamento 4 x 50 m livre do Clube Curitibano, invicta há dois anos, composta por Alessandra, Carolina, Carolina Portugal e Alexia Narussig.

Há ainda outras três competições para os nadadores tentarem a classificação para Cingapura: o Open e o Brasileiro Junior, em São Paulo, mês que vem, o Sul-Americano Juvenil, em 2010. "É importante não criar nenhuma expectativa neste Brasileiro", destaca o diretor técnico da natação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), Ricardo de Moura.

"Estamos falando de atletas muito novos, muitos ainda não têm a experiência para suportar essa pressão", explica.Ainda assim, o dirigente aposta em quebras de recordes em águas curitibanas. "O ano de 2009 foi muito interessante para a natação brasileira. Essa energia passou para todas as categorias, num efeito dominó", afirma.

Esta é a terceira vez que Curitiba sedia o Troféu Carlos Campos Sobrinho, em sua 18.ª edição. O Minas Tênis Clube (MG) tenta o pentacampeonato consecutivo, para se igualar ao maior vencedor da competição, o Clube Pinheiros (SP). O Flamengo (RJ) foi o vencedor das duas edições paranaenses anteriores(1996 e 1999). A equipe da Costa Rica participa como convidada.

Serviço: 18.ª edição do Troféu Carlos Campos Sobrinho, de quinta-feira (26) a domingo (29), no Clube Curitibano, em Curitiba. Avenida República Argentina, 561. Hoje: 17h - eliminatórias 100m livre, 200m peito, 800m livre F, 400m livre M, 200m medley, 4x50m, a partir das 17h. Amanhã: 10h – Finais. 17h - Eliminatórias 200m livre, 200m costas, 100m borboleta, 400m medley e 4x100m livre. Sábado: 10h - Finais. 17h – Eliminatórias 50m livre, 200m borboleta, 100m costas, 100m peito, 400m livre F, 1500m livre M e 4x100m medley. Domingo: 9h30 – Finais. Entrada Gratuita.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]