Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Fórmula 1

Brawn aborta mudanças para brigar pelo título

Vindo da GP2, Romain Grosjean estreia com cautela na Espanha | Jose Jordan/AFP
Vindo da GP2, Romain Grosjean estreia com cautela na Espanha (Foto: Jose Jordan/AFP)

Valência - Nas sete primeiras etapas da temporada de Fórmula 1, a Brawn GP conquistou cinco vitórias, todas com o inglês Jenson Button. Depois disso, nas três provas seguintes, ele obteve um sexto, um quinto e um sétimo lugares – mesmo assim, manteve a liderança do campeonato. Nas mesmas três últimas corridas, o outro piloto da equipe, o brasileiro Rubens Barrichello, foi apenas terceiro, sexto e décimo. Dados que comprovam uma grande queda de produção.

Por tudo isso, a Brawn GP decidiu que Button e Rubinho vão ter o mesmo carro do começo do ano no GP da Europa, neste fim de semana. Enquanto os demais ti­­mes modificaram de forma radical seus carros para se aproximar da Brawn GP, a escuderia está desistindo da maior parte de suas alterações para voltar a ser o que era.

"Penso que escolhemos o caminho errado para desenvolver o carro", comentou Button, que, apesar da queda de produção, ainda lidera o campeonato. Tem 70 pontos, contra 51,5 do australiano Mark Webber e 47 do alemão Se­­bastian Vettel, ambos da Red Bull. Rubinho é o quarto lugar, com 44.

Único brasileiro na corrida – Fe­­lipe Mas­sa se recupera de acidente e Nelsinho Piquet foi de­­mitido – Rubinho comentou a demissão de Nelsinho. Apro­­veitou para criticar o pai do piloto, de quem já ouviu muitas ironias. "Gosto do Nel­­sinho, mostrou ter um bom coração, não teve uma boa chance na Fórmula 1. O Nelsão foi um grande piloto, mas como pessoa teria muito ainda a aprender. O Nelsinho, ao contrário. É uma grande pessoa, mas como piloto tem muito a aprender."

Contratado para a vaga de Nelsinho na Renault, o francês Romain Grosjean recebeu o apoio do ex-piloto Jean Alesi, atualmente chefe do departamento de desenvolvimento de jovens pilotos da Federação Francesa de Automobilismo. "Fazer sua estreia ao lado do melhor piloto, o único que é de alto nível, é uma chance. Ho­­nestamente, ninguém pode esperar que ele ande perto de (Fernando) Alonso", falou.

Grosjean só pretende não passar vergonha na estreia. "É difícil falar agora de confiança. Só vou tratar de não cometer grandes erros e terminar a corrida", disse.

Ao vivo

Treino livre para o GP da Europa, às 9 horas, no SporTV

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.