• Carregando...

Suzuka - O eventual título de Jenson But­­ton não é o único que a Brawn GP pode comemorar na madrugada de amanhã no Japão. Re­­velação da temporada, a equipe tem em Suzuka a segunda oportunidade de conquistar de ma­­neira antecipada o Mundial de Construtores.

Para isso não precisa nem marcar mais pontos que a Red Bull, a segunda colocada na classificação. Com 42,5 pontos de vantagem, basta que a adversária não faça mais que sete neste fim de semana para a Brawn tornar-se o primeiro time a ficar com o título em sua estreia na F-1.

Criada no início do ano, depois que a Honda anunciou sua saída da categoria e Ross Brawn adquiriu a equipe, a Brawn não teve sua liderança no Mundial ameaçada em nenhum momento. Esteve sempre na ponta da tabela.

Os motivos para o sucesso da equipe neste ano são vários. O primeiro foi o tempo investido na construção do BGP 001. Sem conseguir bons resultados em 2008, quando ainda era Honda, o time passou a dedicar-se a desenvolver o carro deste ano.

A troca para os motores Mer­­cedes após a saída da montadora japonesa também ajudou os Brawn a andar bem em 2009.

Além disso, o time foi um dos três que começaram o ano usando difusores duplos, motivo de polêmica e protestos porque da­­vam vantagem – o componente, que fica na traseira dos carros, melhora a pressão aerodinâmica e dá mais estabilidade a eles.

Mas não é só isso. Tanto Button quanto Rubens Barrichello fa­­zem sempre questão de exaltar as qualidades de Brawn como comandante da equipe. O brasileiro já havia trabalhado com ele durante sua passagem pela Fer­­rari. Na escuderia italiana, Brawn cuidava mais da parte técnica e das estratégias.

Eleição

Terminou ontem o prazo para os candidatos à presidência da FIA se inscreverem para a eleição do dia 23. A entidade confirmou que recebeu a documentação necessária das candidaturas do francês Jean Todt, da situação, e do finlandês Ari Vatanen, da oposição.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]