• Carregando...
O FC Cascavel é um dos representantes do futebol paranaense na Série D e assinou documento através do capitão Duda.
O FC Cascavel é um dos representantes do futebol paranaense na Série D e assinou documento através do capitão Duda.| Foto: Fabio Conterno / Foto Digital/Gazeta do Povo

A exemplo do que ocorreu com a Série C do Campeonato Brasileiro, os clubes da Série D também se organizaram para pedir ajuda financeira à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em razão do impacto nas contas provocado pela pandemia do novo coronavírus.

São 68 equipes que disputam a quarta divisão do futebol nacional e os capitães de cada uma delas assinou o documento que será enviado à entidade máxima do futebol brasileiro nesta segunda-feira (30). Entre os paranaenses estão o Toledo, o FC Cascavel e o Nacional. O Cascavel ainda está no mata-mata do Paranaense.

O pedido de auxílio financeiro se dá porque os orçamentos são limitados e os clubes possuem muitas dificuldades para se manter na quarta divisão, cenário muito diferente do times que pertencem à elite do futebol brasileiro.

Entre os pedidos dos clubes estão a distribuição de cotas na Série D para auxiliar as agremiações com as despesas mensais, além da manutenção da fórmula de disputa da competição.

Com mais de 2 mil atletas distribuídos entre os 68 times, a fórmula de disputa é um ponto primordial, já que um campeonato de tiro curto, com equipes sendo eliminadas rapidamente, deixaria grande parte desses jogadores sem emprego até o final do ano.

>> Tempo real: acompanhe as consequências do coronavírus no esporte

Para esse ano, a Série D passou a ter um número maior de jogos, mudando de 16 para 26 datas, com uma fase preliminar, além de 14 rodadas na fase de grupos. Os jogadores não querem que essa fórmula sofra reduções.

"A CBF precisa olhar também pra maior competição nacional do país. A Série D emprega de forma direta milhares de atletas profissionais que em sua maioria necessitam muito nesse momento de uma ajuda da entidade mãe do futebol brasileiro", escreveu o goleiro Rodrigo Ramos, capitão do Altos-PI.

"Que os clubes da Série D e federações estaduais se unam assim como fizeram os das Séries A, B e C, em busca de soluções para esse momento difícil que passa o nosso país", acrescentou o jogador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]