• Carregando...
Manoel, 19 anos, 82 quilos e 1,79 m de altura: até Adriano se surpreendeu com o biotipo do garoto | Valterci Santos/Gazeta do Povo
Manoel, 19 anos, 82 quilos e 1,79 m de altura: até Adriano se surpreendeu com o biotipo do garoto| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Atleticanas

Paulo Baier

Neco Cirne, empresário de Paulo Baier, 34 anos, está comprando por aproximadamente R$ 300 mil a liberação do jogador do Sport (tem contrato até o fim de 2010). Assim, os interessados podem negociar diretamente com o agente. O Atlético acompanha de perto o processo e pode fechar a contratação apesar da concorrência de outros clubes da Série A. Vitória e Atlético-MG estão na disputa, mas o carinho de Baier por Geninho pode pesar.

Nei

O lateral-direito Nei será operado hoje. O jogador sofreu uma fissura na rótula do joelho direito e ficará aproximadamente seis semanas de molho. O joelho é o mesmo que teve o ligamento cruzado rompido em 30 de julho do ano passado, mas a contusão é diferente.

Abertura

Desde ontem, a imprensa pode acompanhar todos os treinos do Atlético. Apenas as entrevistas é que ficam restritas para as terças e sextas-feiras. Os jogadores não ficaram incomodados com a novidade. "Onde joguei sempre foi aberto. Assim, vocês (jornalistas) podem avaliar melhor o trabalho", opinou o meia Marcinho.

Peso e altura: 82 kg, 1,79 m. Esta é a "carcaça" do zagueiro atleticano Manoel que impressionou até mesmo o Imperador Adriano. Durante a vitória dos cariocas sobre o Atlético, no Maracanã, o astro flamenguista assustou-se com o tamanho e a disposição do adversário que entrou na vaga de Raul (Manoel também atua como lateral-direito) aos 19 minutos da etapa final.

"Logo que eu entrei teve uma falta para nós e todo mundo se aproximou. Daí o Adriano chegou para mim e perguntou: ‘Quanto anos você tem?’ Eu respondi que tenho 19. Ele não acreditou e falou: ‘Com essa carcaça? Ah, não tem não’", conta o orgulhoso prata da casa rubro-negro, estreante na equipe profissional na partida do Maraca, garantindo não haver risco de ser mais um gato no futebol.

A revelação ganhou destaque no vice-campeonato da Copa São Paulo, em janeiro. No entanto, o técnico Geninho só subiu o garoto para o elenco principal no início do Brasileiro. Como já havia atuado na lateral nos juniores, Manoel foi utilizado nessa função nos treinamentos. Agradou.

"Tem muita força física e qualidade para chegar à linha de fundo. Agora, quanto a tomar a posição, aí depende de alguém deixar", afirma o treinador, que tem no também menino Raul (19 anos) seu titular da camisa 2. Os experientes Alberto e Nei estão no departamento médico.

A ideia de atuar na lateral nem de longe assusta Manoel. Para quem já teve de enfrentar muitas outras dificuldades na infância pobre, em Bacabal, no Maranhão, a adaptação dentro de campo é moleza.

Sem ter o alimento em casa sempre garantido, o agora jogador do Furacão se virava como podia. Trabalhava com os pais Odeziro e Antônia na roça. Para completar a renda da casa, onde ainda moram dois irmãos dele, fazia bicos em outras propriedades. Dureza que explica a excepcional condição física do atleta.

"Minha mãe sempre me deu muito peixe com farinha para eu ficar desse tamanho. É muito bom. Nas minhas férias sempre volto para pescar lá", diz.

Apenas aos 12 anos de idade Manoel passou a pensar exclusivamente em futebol. Jogou em uma escolinha de sua cidade natal e depois transferiu-se para o Uniclinic, do Ceará, que mantinha parceira com o Atlético até o ano passado. Após uma rápida passagem pelo Nacional, de Rolândia, chegou ao CT do Caju com 15 anos.

"Nunca podia imaginar que iria estrear no profissional no Maracanã com tanta gente (71 mil pessoas). Mas estava trabalhando para isso", comenta ele, desejando além de ganhar novas oportunidades no time, poder ajudar a família, que segue batalhando na dura vida no interior do Nordeste.

* * * * * *

Interatividade

Para quais posições o Atlético precisa de reforços com maior urgência?

Escreva para arquibancada@gazetadopovo.com.br

As cartas selecionadas serão publicadas na Gazeta Esportiva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]