• Carregando...

A CBF não avisa aos clubes sobre quais jogadores estão suspensos com o terceiro cartão amarelo. O controle tem que ser feito pelos departamentos de futebol dos times. A CBF explicou que o árbitro dá uma cópia da súmula logo após os jogos para o capitão das equipes. Esse documento serve como base para o levantamento dos clubes.

Porém, o departamento técnico da CBF fiscaliza se os clubes da Série A e da Série B do Campeonato Brasileiro escalam algum atleta sem condições de jogo. Caso encontre alguma irregularidade, como aconteceu com Ygor (foto), a entidade envia o caso para o STJD, que oferece a denúncia. O clube, então, é enquadrado no Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

O Vasco, por exemplo, infrigiu o artigo 214, que se refere a "incluir atleta que não tenha condição legal de participar de partida". A pena é a "perda do dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição para o caso de vitória e multa de R$ 5 mil a R$ 50 mil." Como o Vasco escalou Ygor de forma irregular em dois jogos, contra Flamengo e Santos, o clube corre o risco de perder 12 pontos. O código ainda prevê que "fica mantido o resultado da partida para todos os efeitos previstos no regulamento da competição", o que significa que o Vasco não corre o risco de perder, também, os três pontos da vitória sobre o Santos.

O controle no Vasco era feito por duas pessoas do departamento de futebol. Uma delas era o ex-supervisor Isaías Tinoco. A confusão sobre o número de cartões de Ygor pode ter acontecido devido a saída de Isaías, que ocorreu três dias antes de o volante levar o terceiro cartão amarelo contra o Internacional.

Isaías Tinoco estava há mais de dez anos no Vasco e era responsável por várias áreas do departamento de futebol. Para se ter uma idéia da importância do profissional dentro do clube, quando o técnico Dário Lourenço pediu demissão e o Vasco teve que chamar um novo treinador, a diretoria teve problemas para entrar em contato com o escolhido, já que os telefones "ficavam" com Isaías Tinoco. Por isso, o contato com Renato Gaúcho foi feito via Romário, que ligou para o treinador e pediu para ele entrar em contato com o presidente Eurico Miranda.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]