• Carregando...
Rogério Caboclo é favorável à entrada de investimento estrangeiro nos clubes brasileiros
Rogério Caboclo é favorável à entrada de investimento estrangeiro nos clubes brasileiros| Foto: Laís Torres/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) sinaliza positivamente para o projeto que pretende transformar os clubes brasileiros em empresas, visando à entrada de investimento estrangeiro no futebol nacional. A informação é do Blog do Rodrigo Mattos.

Consequentemente, os clubes brasileiros poderiam passar a ter donos, como já acontece na Inglaterra, por exemplo, e em outros países europeus.

Existe uma discussão sobre o tema entre o governo federal, Congresso e a própria CBF. Atualmente, a regulamentação não é clara. Presidente da CBF, Rogério Caboclo defende a atração de investimentos estrangeiros como crucial para o futebol nacional.

TABELA: confira a classificação e os próximos jogos do Brasileirão

O Red Bull Brasil, por exemplo, já tem a empresa austríaca de energéticos como acionista. O Bragantino, atual líder da Série B, tem projeto para ser comprado pela mesma empresa.

Ainda segundo o blog, Caboclo diz que há pontos a avançar na legislação atual e vê o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, como preparado para tocar o projeto. Existe a possibilidade de clubes que virarem empresa recebam anistia de impostos.

TABELA: veja o chaveamento completo do mata-mata da Copa do Brasil

Fato é que o projeto avança, tanto na Câmara, como internamente na CBF. A entidade já prevê uma regulação para clubes que queiram se transformar em empresa.

Transformar o Athletico em S/A para receber investimento estrangeior é desejo antigo do presidente do Conselho Deliberativo, Mario Celso Petraglia. “Estamos prontos para receber capital de um parceiro estratégico para fazer futebol. Se pusermos R$ 1 bilhão, R$ 1,5 bilhão no caixa temos condições de pensar grande”, declarou.

Exterior

Na Inglaterra, por exemplo, não há restrições para um estrangeiro que queira comprar um clube inglês, como já ocorreu com Chelsea, Manchester City, Liverpool, Leicester, entre outros. Já na Alemanha, existe a restrição de que nenhum acionista pode ser majoritário sozinho, a não ser que tenha vinte anos como associado, caso da Volskwagen com o Wolfsburg.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]