• Carregando...

A história do surgimento do muay thai no Brasil é curiosa e mistura em um único enredo misticismo, fatalidade e apostas no futuro. O que pode parecer um roteiro daqueles filmes toscos sobre artes marciais marcou o surgimento no Brasil daquela que é considerada por muitos a mais eficiente modalidade de combate em pé (quase todos os campeões da história do K1, a principal competição de lutas em pé do planeta, que acontece no Japão, são praticantes de muay thai).

Mas essa história é real e está completando 30 anos. Em 1977, quando morava no Rio de Janeiro, um jovem chamado Nélio Borges acabou conhecendo o boxe tailandês por meio de amizades que mantinha com pessoas que trabalhavam na embaixada da Tailândia no Brasil. Encantado com aquela luta um tanto exótica, Borges resolveu viajar para a Tailândia, de onde "bebeu" diretamente da fonte da modalidade que há mais de dois mil anos faz seguidores.

Ao voltar de continente asiático, Borges adotou o nome um dos símbolos do muay thai, a cobra naja (cujo sangue alguns tailandeses bebem antes dos combates para incorporar o bote rápido e certeiro), e decidiu transmitir no Brasil o conhecimento adquirido. Foi quando os olhos de Nélio "Naja" se voltaram a Curitiba, escolhida por um motivo no mínimo inusitado. "Como na época eu freqüentava um templo místico, a escolha da cidade para iniciar o muay thai no Brasil foi guiada pela minha intuição espiritual. Simplesmente achei que Curitiba seria o lugar certo", revela Nélio Naja, que morou por seis anos na capital paranaense e hoje, aos 54 anos, reside em João Pessoa, na Paraíba.

O primeiro pupilo de Nélio Naja foi um garoto que o conheceu pouco tempo depois de se recuperar da fratura exposta em uma das pernas, ocasionada por um atropelamento. Para fortalecer a musculatura da perna debilitada, esse jovem resolveu começar a praticar muay thai e ainda guarda boas lembranças daquela época. "O boxe tailandês se estabeleceu por aqui e depois se espalhou para o resto do país. Quando o Nélio foi embora, eu levei a arte adiante. Comecei dando aulas em praças públicas e depois em clubes, mas, como apenas associados tinham acesso às aulas, resolvi abrir uma academia no Alto da XV, onde todos pudessem treinar, pelos idos de 82. Foi quando nasceu a Chute Boxe", lembra Rudimar Fedrigo, o primeiro instrutor formado pelo pai do muay thai brasileiro. (FM)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]