• Carregando...

Se a fórmula de pontos corridos mostra a cada rodada muita emoção na parte de cima e de baixo do Campeonato Brasileiro, o sistema de "mata-mata" ainda agrada quem paga a conta. Segundo a revista Veja desta semana, a Rede Globo, através do diretor-geral da Globo Esportes, Marcelo Campos Pinto, voltou a agir junto ao Clube dos 13 para articular o retorno do sistema de disputa, abandonado após o Brasileirão de 2002, quando o Santos levou o título.

A Globo estaria alegando queda de audiência e rentabilidade com os pontos corridos e o Corinthians já até teria sinalizado em aceitar a mudança, algo previamente vetado pelo presidente do Clube dos 13, Fábio Koff, e o São Paulo. Na semana passada quem abordou o tema foi a Folha de São Paulo. Em entrevista à Gazeta do Povo, o coordenador de marketing do Atlético Paranaense, Roberto Karam, admitiu que o assunto foi comentado, mas não foi levado a uma discussão oficial e aberta a todos os clubes.

Ciente da possibilidade, o presidente do Furacão Marcos Malucelli já adiantou que é contra a volta do "mata-mata". "É algo que nem foi discutido, mas se nós tivéssemos de tomar uma decisão optaríamos pela fórmula atual dos pontos corridos", falou o mandatário rubro-negro. A opinião é compartilhada pelo vice-presidente do Coritiba, Marcos Hauer. "O formato atual vem tendo tanto sucesso, com campeonatos de muita emoção. Me surpreendo em saber que esse tipo de discussão tenha voltado a acontecer, sou totalmente contra. Nunca falamos disso no clube", opinou.

Curiosamente, o Santos foi o último campeão do sistema mata-mata graças à "forcinha" do Coritiba, que conseguiu a proeza de perder para o então rebaixado Gama no Distrito Federal e perdeu a oitava e última vaga para a fase decisiva. O Peixe entrou como pior classificado, mas foi derrubando favoritos e acabou com o título em 2002. Se a dupla Atletiba se mostra contrária, no Rio de Janeiro a possibilidade de mudança foi vista com bons olhos.

Em entrevista ao jornalista Milton Neves, o presidente do Flamengo Delair Dumbrosck adiantou que um reflexo da possível volta do mata-mata pode ser a cessão das vagas da Copa Sul-Americana aos clubes da Série B. "Isso abriria datas no calendário dos times do Brasileirão para poderem excursionar ao exterior e realizar amistosos", disse o dirigente à Rádio Bandeirantes.

**********

E você internauta, o que acha da possibilidade de volta do mata-mata? Comente!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]