• Carregando...

"É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional".

O preceito está inserido na Constituição do Brasil e é, modestamente, de minha autoria como Constituinte de l988 pelo estado do Paraná. Ninguém pode ser privado das notícias, agradáveis ou não, e dos comentários feitos sob o império da liberdade de expressão. Ao jornalista é assegurado o sigilo da fonte, ou seja, presta a informação sem ser obrigado a revelar a fonte da notícia.

É uma garantia constitucional para permitir a execução de matérias investigativas. Graças ao dispositivo constitucional são revelados e depois desvendados os grandes escândalos públicos. A roubalheira de dinheiro, o tráfico de influência e a corrupção sem limites. Aos que se sentirem ofendidos é assegurado pela Constituição o direito de resposta. É assim que se age sob o regime do Estado de Direito Democrático.

A recente arbitrariedade praticada pelo Atlético (ninguém assumiu a autoria do delito) foge escandalosamente dos padrões éticos, morais e legais ao impedir o acesso de jornalistas legalmente habilitados nas dependências destinadas aos meios de comunicação no Estádio Joaquim Américo. Por que não usar os mecanismos legais para contestar notícias e comentários? Por que adotar postura que abala o conceito de dirigentes e expõe o clube a uma situação deprimente?

Penso que o Atlético, de história consagrada, não merece isso e deveria ser tratado com mais respeito pelos seus eventuais dirigentes. O Clube Atlético Paranaense deve estar acima das vaidades pessoais. Seus 83 anos de vida representam o amor, o trabalho e a dedicação de inúmeras gerações. A começar pelo doador do terreno onde está a Baixada, que empresta o seu nome ao estádio, mesmo que a isso muitos já nem façam referência.

Parabéns Curitiba

A Cidade de Curitiba faz 314 anos e o futebol ajudou a divulgar os feitos, a beleza, a harmonia urbana e o caráter cultural de uma das melhores metrópoles do Brasil. Não é demais relembar a coleção de clubes de futebol da fase profissional: Atlético, Coritiba, Ferroviário, Britânia, Água Verde, Palestra Itália, Primavera, Bloco Morgenau, todos viventes antes de Colorado e Pinheiros, que, unidos, resultaram no Paraná Clube.

É festivo para os curitibanos o progresso do futebol, acompanhando, com a generosidade de um belo sorriso, as conquistas da cidade que encanta o Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]