• Carregando...

Até agora falamos mais da bagunça promovida pela Federação Paranaense de Futebol do que de coisas mais agradáveis. Bagunça intolerável e nauseante. Com oito clubes classificados (serão oito, mas não sabemos, ainda, os nomes deles, pois há uma pendência para ser resolvida pela Justiça Desportiva), a esperança é que o nível técnico seja melhor.

Paraná Clube, Coritiba e Atlético estão dentro. O Adap Galo (Galo Adap não soa melhor?) com os méritos de ser o vencedor da fase de classificação valoriza a disputa. Maringá tem história. Cidade que cresceu rapidamente, bem urbanizada, traçado moderno e uma boa qualidade de vida. Já fez bonito do futebol, quando organizou e deu forma ao Grêmio de Esportes Maringá, tendo como grande incentivador o ex-prefeito João Paulino Vieira Filho e condutores homens dinâmicos que tinham paixão pelo que faziam. Não eram mercenários trabalhavam por ideal.

O Grêmio morreu e depois de sepultado sua história foi maculada por aventureiros. Para recuperar a torcida e tentar resgatar um pouco do passado brilhante, foi feita uma parceria simbólica para este campeonato. Maringá emprestou o apelido do Grêmio, GALO e Campo Mourão emprestou a ADAP. Uma grande torcida uniu-se a um bom time de futebol. Deu certo, os resultados estão aí.

Os grandes

O molho do campeonato sempre será o trio da capital. Questão simples de ser entendida. Tradição, títulos, repercussão nacional, maiores torcidas e estádios de melhor qualidade. No histórico dos três passagem pela Copa Libertadores da América e presença vitoriosa no Campeonato Brasileiro. São os pilares do futebol do Paraná. São muito mais fortes do que a administração indigente da Federação Paranaense de Futebol.

O começo

Coritiba e Paraná Clube dão a arrancada. Jogo de muitas emoções com direito a jogadores talentosos. O Tricolor já está formado. Poderá precisar de algum reforço para o brasileiro. O Coritiba, que tem exposto sua grande torcida a sofrimentos dolorosos, vive uma fase de acentuada e gratificante recuperação. Resolveu prestigiar a gurizada que revelou e trouxe jogadores experientes e úteis para embates difíceis. Estou otimista, mas ainda não totalmente seguro de que o Coritiba está pronto. Deve ser um grande jogo, para bela platéia. O Atlético estréia em Cianorte. Com o time ajustado, deve ser, penso eu, um dos finalistas do campeonato. Está no grupo de competidores menos difíceis, teoricamente.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]