• Carregando...
Vital saiu das sombras do Alto da Glória para espantar o Sapão com quatro gols | Edson Silva/Arquivo/ Gazeta do Povo
Vital saiu das sombras do Alto da Glória para espantar o Sapão com quatro gols| Foto: Edson Silva/Arquivo/ Gazeta do Povo

O que acontecia na época

• Em outubro de 1995, aos 87 anos, morre o colunista-social Ibrahim Sued, criador dos bordões "de leve", "sorry periferia", "olho vivo que cavalo não desce escada", entre outros, e autor de clássicos da literatura mundial como "20 anos de caviar".

• Tragédias abalam o cinema e a música naquele ano. Pulp Fiction perde o Oscar de Melhor Filme para Forrest Gump e o Engenheiros do Hawaii lança o seu oitavo disco.

  • Ibrahim Sued, colunista-social

26 de novembro de 1995 e o Coritiba teria pela frente uma tremenda bronca no Couto Pereira. Era a vez de encarar o Mogi-Mirim, em partida válida pela derradeira etapa da Série B, após três fases de choro, riso e perda dos sentidos.

Três anos antes, o time do interior paulista despontara com o "Carrossel Caipira". Formação que contava com Rivaldo – a última revelação de bigode que o Brasil conheceu – e era orientada por um treinador de sobrenome Fumeiro, mais conhecido por Vadão.

E, apesar do desmanche do escrete sensação, o apelidado Sapão seguia traiçoeiro. Temor (ou "respeito", no palavreado da boleirada) que, no entanto, acabou se mostrando inútil graças ao desempenho esdrúxulo de um avante que, até então, despertava curiosidade somente pela cabeleira domada no estilo "rabo de coelho": Vital.

Naquela tarde, diante de 20 mil pessoas, o referido assinou somente os quatro primeiros gols e deu a assistência para o quinto no massacre alviverde por 5 a 0. Uma verdadeira aula de "centroavância".

No primeiro deles, o compridão da camisa 11 recebeu dentro da área, avançou e fuzilou. O segundo foi de cabeça, surgindo na primeira trave, para espanto do goleiro.

Já no tempo complementar, marcou o terceiro aproveitando uma bola que ficou vacilando na área. E, com todo mundo pensando que era impossível Vital anotar quatro tentos no mesmo jogo, ele foi lá e fez: agora aparecendo no segundo poste, novamente utilizando o testado.

Para encerrar a jornada gloriosa, o desconhecido atacante ainda aprumou para Pachequinho marcar o dele. Rodopio na meia-cancha, lançamento de três dedos, e gol do baixinho. Sapão? Carrossel Caipira?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]