• Carregando...

"Existe é homem humano. Travessia".

Assim termina (ou é suspenso?) o imenso "Grande Sertão: Veredas" do imenso Rosa, o João Guimarães. Que ando lendo compulsivamente, como a me preparar para a morte do Guilhobel (de Camargo) – a indesejada o levou às cinco horas da tépida&calma madrugada do domingo. Que descanse em paz.

A nós, os vivos, cabe velá-lo, chorá-lo, lembrá-lo – essa forma de imortalidade. Ou de encantamento. Pois para citar outra vez o Rosa, o nosso Guilhobel (pai) não morreu, simplesmente ficou encantado. Aleluia!

Oh! Não!

O editor de Esportes telefona, pede para eu escrever sobre o campeonato paranaense, que rolará a partir de quarta-feira (de cinzas?), depois de amanhã. Vamos lá.

Serei grosso, curto. Sou contra. Se dependesse de mim, o enterraria sem choro nem vela, sem uma camisa amarela/gravada com o nome dela. E não só o Paranaense, mas todos os estaduais. Esses apêndices sem função. Que sobrevivem por inércia, a roubar tempo&dinheiro dos alquebrados clubes, pequenos, médios, grandes clubes, todos.

Esses campeonatos deveriam ter saído do ar no início da década de 70 – é a mais longa, cara, inútil sobrevida conhecida: 35 anos! Em 2006 não merecem missa simples num meio de semana chuvoso, frio, copo baixo de plástico, sem gelo. Juntos ou separados, formam inigualável anticlímax. Pior; têm cara, cheiro, cor, ar de ressaca, daquelas, das ardidas, de licor de ovos + fogo paulista, ressaca nauseada, sem banho, barba de três dias, o corpo a transpirar, a produzir todos os maus odores, o hálito de além túmulo combinado com bomba de napalm. Na boca o gosto de corrimão do leprosário São Roque. Horror. Até quando?

A adeg informa:

Yes. Nosotros tenemos algo bien mejor que estos mortales y tediosos torneos estaduales. Estou a me referir à dinâmica, à agitada, à nervosa dupla "Copa Brasis-Brasileiro".

– Mas a dupla já existe, qual é?

– É verdade, existe, mas não como penso, sonho: Copa do Brasil aberta, dupla eliminatória ou repescagem, a elite adentra ao tapete verde bem lá na frente. Tudo somado, vale rebatizá-la – Copa Brasis!

– E o Brasileiro?

– Com essas modificações: caem três, sobem três. A Segunda também com 20 clubes, dois turnos, pontos corridos, caem três.

– Por quê?

– Porque na terceira alinharia três grupos de 20 (Sampa&Sul; Serra&Mar; Nordeste&Planalto), dois turnos, pontos corridos, os vencedores sobem pra segunda, sacou? Mas não é tudo, pois bolaria uma Quarta Divisão, misto quente de estaduais&regionais. Pronto. (O Guilhobel não morreu; ficou encantado.)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]