• Carregando...

Ontem, expus o bom-breve-bravo argumento do mestre Russo pró três goleiros: "keeper não se improvisa". É verdade, na mosca. Vejamos mais de perto.

Notou? Goleiros raramente se machucam, quase nunca são advertidos, um em mil anos é expulso das quatro linhas. Entra temporada, sai temporada, são eles os que mais jogam: a equipe adentra ao tapete verde 100 vezes, 101 lá está o mesmo homem com a mesma camisa, o número 1 as costas, anos e anos e anos. Até os 40, 40 e tal, 40 e tantos como dizem os portugueses.

– Moleza, hein? Melhor só sinecura* vitalícia. E melhor que sinecura vitalícia só duas sinecuras vitalícias. E melhor que duas sinecuras vitalícias só três sinecuras vitalícias e hereditárias. Como as capitanias, lembra?

Agora, the best, o top, o máximo do máximo, a crema de la crema é, tchan-tchan-tchan, o cargo, o posto, o ofício de treinador de futebol. Que só termina com a morte ou invalidez do afortunado.

(Notou que a rapaziada anda louca pra criar uma casta? Felizmente, não tem dado certo: os filhos conseguem ser piores que os pais.) Voltemos ao keeper.

Não sei se sabe, sou ciclotímico, alterno euforia e depressão, pão-durismo e prodigalidade. Nos surtos de economia chego ao delírio. Por exemplo, dado que o goleiro raramente se machuca, dado que podemos fazer apenas três substituições, sustento: no banco três reservas, zagueiro, médio, avante.

Calcule! Em 60 jogos, menos 240 concentrações, menos 120 passagens, estadas, menos 360 diárias cinco estrelas, bichos, o diabo. Multiplique por cinco e veja o estrago.

– E se o keeper machucar?

– Keeper não machuca. Os números provam!

– Uma fatalidade...

– O Giovani vai pro gol!

– Boa piada, mas...

– Mas o quê?

– E vai que...

– Improvisaremos!

Ridículo ou sublime? Sou ridículo, sou sublime.

Nota de cinco mil

* Adoro a palavra sinecura. Sabe a pharmácia (sic), pharmacia magistral, galena, como a do meu pai, em Irati. Com todos os cheiros, com a mistura de todos os cheiros, do amoníaco ao éter a passar pelo clorofórmio, pela terebentina, pelo onipresente álcool.

E os perfumes? E sabonetes, xaropes, pomadas, bálsamos, pílulas, ora, pírulas. Pois a pharmacia paterna era também drogaria&perfumaria.

Mais tchan que sinecura só Sacadura Cabral, páreo à vista e prazo para Gago Coutinho. Por que Carlos Alberto e não Gago Coutinho ou Sacadura Cabral ou Sinecura ou Hidrante de Recalque ou, por último mas não o menos importante, por que não Norma Sueli?

Se Abigail serve pra homem, mulher, Norma Sueli não serviria também? Com nosso jeitinho?

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]