• Carregando...

O levantamento na gestão do futebol da dupla Atletiba nos últimos meses, os resultados colhidos e os custos financeiros registrados demonstraram que o exercício egomaníaco dos dirigentes atrapalhou a regularidade das equipes.

Quando acertaram nas contratações os resultados foram positivos: Marcelo Oliveira no Coritiba com títulos estaduais e o bi-vice na Copa do Brasil; Vagner Mancini no Atlético com o vice na Copa do Brasil e a vaga na Libertadores. Os acertos proporcionaram alegria às torcidas e bons resultados financeiros.

Quando erraram, os dirigentes causaram verdadeiros estragos no caixa dos clubes e no coração dos torcedores. A intempestiva dispensa de Marquinhos Santos custou caro ao Coxa, pois os sucessores fracassaram com destaque a Celso Roth que se enfiou em um emaranhado de contradições. Passou mais tempo dando explicações sobre as derrotas e recorrendo à herança do elenco fraco em melancólico e repetitivo lamento, quase monocórdio sobre um trabalho que jamais funcionou, constrangendo até os sócios-atletas de seu fã clube.

A egomania, também conhecida como auto-referência, nada mais é que do que desesperada prática diária de mostrar-se mais inteligente do que os outros, mais esperto, mais criativo e, sobretudo, diferente da maioria. Esse fenômeno custou muitas aventuras mal-sucedidas ao time do Atlético, realçando as experiências desta temporada com os treinadores Miguel Ángel Portugal e Doriva: assistindo aos jogos do Furacão, o futebol apresentado parece juvenil, sem graça, o torcedor fica esperando que algo aconteça e néris de pitibiriba.

O treinador espanhol fracassou porque não mostrou qualidades profissionais suficientes e o paulista foi equivocadamente contratado pelo título de campeão estadual. Ora, ora, dirigir o Ituano, sem maiores compromissos com a mídia e o grande público, jogando na retranca e surpreendendo os grandes em mata-matas ou penalidades é completamente diferente de, por exemplo, apresentar um esquema tático que conseguisse superar a retranca do Bahia, atacantes abertos pelos lados, jogadas de linha de fundo e a chegada dos alas e meias para o sufoco definitivo ao adversário. O interino Leandro Ávila até pode não repetir o êxito anterior, mas já mostrou que sabe mais do que o jovem Doriva.

O técnico quando é competente descobre talentos e encontra espaço para os jogadores. Um exemplo pronto e acabado é o avante Marcelo Moreno que não deu certo por onde passou e, nas mãos de Marcelo Oliveira, começou a jogar bem e a fazer gols pelo Cruzeiro.

Se os dirigentes forem mais humildes e souberem ouvir a voz da razão e do bom senso diminuirão as margens de erros e, com certeza, gastarão menos na desenfreada corrida atrás de jogadores que só engordaram as folhas de pagamento sem resultados satisfatórios em campo.

Dê sua opinião

O que você achou da coluna de hoje? Deixe seu comentário e participe do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]