• Carregando...

O Britânia venceu sete vezes o Campeonato Paranaense, sendo que as primeiras seis aconteceram entre 1918 e 1923, na histórica campanha do hexa.

Dentre os campeões pelo Tigre, a história menciona com destaque Maximino Zanon – capitão do time –, Faeco, Joaquim Martin e Rigolino.

O último título do Britânia aconteceu em 1928 com a equipe jogando com Budant; Elizio e Paraílio Borba; Contim, Moura e Teodorico; Flávio Marinoni, Scarpin, Manoel Gaves, Joaquim Martin e Bassani.

O Palestra Itália quebrou a série vitoriosa do Britânia e tornou-se campeão invicto de 1924, voltando a comemorar o título em 1926 e 1932. Dentre os jogadores palestrinos, salientaram-se Moacir Gonçalves, Gabardo, Ataíde Santos, Luís Cunha, Laudelino, Mattana, Dante Pasquini, Anjolilo, Dula, Cortese, Gabardinho e Canhoto.

O Água Verde levantou o campeonato de 1967 com Heitor; Zé Carlos, Titure, Silvio e Fonti; Pedrinho e Natal; Jairton, Padreco, Juquinha e Russinho. Técnico Geraldino. Tornou-se Pinheiros na década de 70 e voltou a ser campeão em 1984 com o time dirigido por Borba Filho: Toinho; Augusto, Newmar, Jatobá e Dionísio; Roberson, Matheus e Marinho; Camargo, Ferreira e Marquinhos. Voltou a ser campeão em 1987 e uniu-se ao Colorado criando o Paraná Clube.

O primeiro clube do interior a vencer um campeonato estadual foi o Monte Alegre, em 1955, no qual brilharam o goleiro Bolívar, Jutz, Pequeno, Ocimar, César Frizio e Taíco.

Nas primeiras quatro décadas de disputa pelo título paranaense aconteciam decisões entre os campeões da capital e do interior e, neste período, o Operário de Ponta Grossa foi diversas vezes vice. Quando teve a maior oportunidade de tornar-se campeão, como representante do Sul, perdeu para o Comercial de Cornélio Procópio, em 1961.

O Grêmio Maringá venceu três vezes: 1963, 1964 e 1977, sendo que, nesta última, em memorável decisão, ele impediu o heptacampeonato do Coritiba.

Destacaram-se no time maringaense no bicampeonato Roderley, Haroldo, Pinduca, Zuringue, Garoto e Edgar, um dos maiores artilheiros do país. No time de 1977 ficaram gravados os nomes de Didi, Nivaldo e Itamar.

O Londrina, então "Caçula Gigante", foi campeão em 1962, despontando Zeferino, Juvenal, Cortez, Pinheiro, Berto, Paulo Vecchio, Gauchinho e Adamastor. Em 1981, daí apelidado de "Tubarão", voltou a dar a volta olímpica com Neneca, Zé Antônio, Éverton, Carlos Alberto Garcia e outros. Foi campeão pela terceira vez em 1992, destacando-se João Neves, Tadeu, Leco, Marquinhos, Alaor e Alécio.

O Cascavel dividiu o título de 1980 com o Colorado. E o Paranavaí sagrou-se campeão estadual em 2007 decidindo o título com o Paraná.

Na época em que o campeão do Sul decidia o titulo com o campeão do Norte, apenas o Operário de Ponta Grossa, em 1961, e o Seleto de Paranaguá, em 1964, conseguiram quebrar a hegemonia da capital.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]