• Carregando...

Mesmo perdendo al­­guns jogadores em­­ble­­máticos que marcaram a temporada passada, o Coritiba surge com a principal equipe do Estadual e com possibilidades de conquistar o segundo tricampeonato da sua história.

O favoritismo do Coxa não se vincula a um eventual fortalecimento da equipe, pois, até pelo contrário, acredito que será necessário um período de adaptação dos novos contratados para que eles revelem capacidade de substituir à altura jogadores da estatura técnica de Leandro Donizete, Léo Gago e Marcos Aurélio.

Enxergo o favoritismo do Coxa na comparação com os principais concorrentes. Sem que o Atlético tenha contratado um único reforço, com o Paraná de fora e os de­­mais participantes sem grandes referencias técnicas, a passarela está livre para o desfile alviverde.

Experiência

Depois de todas as experiências mal-sucedidas com técnicos e jo­­gadores no ano passado, remetendo o time para o rebaixamento na­­­­cional e com o pior ataque do campeonato, o torcedor atleticano contava com a contratação de um técnico consagrado e jogadores que pudessem resgatar a força do Furacão.

O investimento no uruguaio Car­­rasco é mais uma experiência, apesar da validade do argumento de que o mercado interno está su­­per­­valorizado e fica mais em conta importar profissionais dos países vizinhos. O técnico levará al­­gum tempo para conhecer a cidade, o clube, o elenco e a res­­pon­­­­sa­­bilidade que assumiu.

A diretoria parece atenta na pesquisa para investir em reforços de envergadura técnica, oferecendo melhores condições humanas para Carrasco desenvolver o trabalho. Mas se o Estadual é o único tí­­tulo realmente ao seu alcance, o Atlético deveria ser mais ágil, tentando reduzir a distância com o Coritiba, proporcionando o entrosamento necessário para os jogos da Copa do Brasil e da Série B brasileira.

Ricardinho

O Paraná, em vez de contratar um técnico, contratou um personagem.

Ricardinho é antigo ídolo do clu­­be, foi grande jogador, vitorioso por onde passou e que resolveu encerrar a carreira de atleta sem fazer o estágio aconselhável antes de assumir o risco de comandar o seu time de coração.

Ter sido jogador inteligente, ob­­servador e com liderança não ou­­torga a nenhum atleta o diploma de técnico pronto para todas as situações. A história é rica em exem­­plos de craques que não se desenvolveram como treinador: Zizinho, Bauer, Djalma Santos, Mauro Ramos de Oliveira, Falcão e tantos outros.

O Paraná corre o mesmo risco do Atlético com Carrasco, mas é Ri­­cardinho quem tem mais a perder, já que ele aposta todas as fi­­chas da nova carreira assumindo uma equipe problemática, rechea­da de dúvidas e com desafios de grande porte.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]