• Carregando...

Nunca houve um showman tão original como P. T. Barnum, que viveu em Nova Iorque no século 19, atribuindo-se a ele a invenção do marketing e da publicidade.

Phineas Taylor Barnum revolucionou o conceito de cultura popular e criou o circo mais famoso da época, investindo em aberrações, como homens deformados e animais estranhos, com inigualável talento para o showbizz.

Embora seja impossível falar de Barnum sem citar as inúmeras falcatruas que ele cometeu durante mais de 60 anos de atividade – como fazer uma criança se passar por um anão e anunciá-la como resultado de uma experiência química –, seria injusto negar sua importância para a história da cultura popular americana.

Ao lado de cada fraude, Barnum exibia dezenas de objetos de inegável valor histórico e científico. Depois de começar sua carreira com uma exibição itinerante de aberrações humanas – gigantes, mulheres barbadas e homens macacos –, Barnum resolveu se tornar empresário sério apresentando esqueletos de dinossauros e mastodontes e múmias egípcias, até então nunca vistas nos Estados Unidos.

Abriu o primeiro aquário público na América e mostrou, pela primeira vez, um hipopótamo. Mas ele não resistiu à tentação de valorizar sua faceta circense e logo adicionou atrações como o Pequeno Polegar, um anão que se tornou tão famoso que foi recebido pela Rainha Victória, em Londres.

Uma de suas grandes jogadas promocionais, forma polida de dizer trapaça, foi a exibição da Sereia de Fejee, em 1842. Ele atraiu milhares de pessoas ao museu, na expectativa de ver uma sereia. Mas encontraram uma criatura grotesca, com cabeça de babuíno, corpo de orangotango e uma gigantesca cauda de peixe. Ele defendeu-se diante da imprensa afirmando que "criei o mundo absurdo porque as pessoas são obcecadas pelo macabro e pelo desconhecido, e eu dou a elas exatamente o que elas querem".

Quando pegou fogo o seu Museu Americano, a criatividade e o pioneirismo se destacaram: foi o primeiro empresário a transportar seu circo de trem e a usar dois palcos circulares para ampliar o número de bons lugares para o público.

Gênio de marketing, Barnum criou um folheto ilustrado, distribuído nas cidades por onde o circo passaria. Após a sua morte seus herdeiros uniram-se ao segundo maior circo do mundo e foi criado "O Maior Espetáculo da Terra", através do Barnum & Bailey Circus.

Aqui, no mundo absurdo do futebol paranaense, a população aguarda o governo estadual indicar o estádio que servirá como sede de alguns jogos da Copa do Mundo de 2014.

Mesmo com o planejamento de conclusão da Arena da Baixada pronto, com recursos disponíveis e a certeza de que o estádio do Atlético atenderá todas as exigências do caderno de encargos da Fifa, o governo do estado indica que vai aguardar um novo projeto que tenta recuperar o mastodôntico Pinheirão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]