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Falem o que quiserem, mas o GP da Alemanha ficou resumido a mais um episódio negro na Fórmula 1. Mais uma vez a Ferrari foi protagonista. Mais uma vez teve um brasileiro envolvido e mais uma vez tudo ficou sem punição.

Todos sabem que a ordem de equipe veio pelo rádio. Também sabemos que a FIA fez questão de exibir os áudios, a telemetria do carro de Massa, quando o brasileiro deixou Alonso passar, mas ninguém sabe por que a FIA não puniu a equipe com desclassificação dos dois carros! Simples, já existia um precedente, o GP da Áustria de 2002, quando Barrichello deu passagem para Schumacher. Pior que não punir foi aplicar uma multa de 100 mil euros para a equipe. Ridículo.

Analisando o lado de Alonso, que pensa ser o primeiro piloto da equipe, então caberia simplesmente ao espanhol se virar e continuar na frente de Massa desde a largada. Não largou bem e levou um couro.

Pelo lado de Felipe, o que quer um piloto que tem jogado fora todas as chances de vencer e feito uma temporada abaixo do esperado? Deixar passar um companheiro de equipe não seria nada mal, se comparado com resultados obtidos neste ano.

A Ferrari ainda tem a petulância de se sentir na luta pelo mundial... Priorizou Fernando Alonso como se fosse ela que estivesse na luta contra Red Bull ou McLaren.

A FIA, por ter aberto uma precedência em 2002, deixou a porta escancarada para o fato se repetir. Novamente errou em punir com 100 mil euros de multa. Nada mais.

Falamos que a F1 é negócio, é esporte e é interesse acima de tu­­do, mas também não podemos esquecer que um pouco de discrição não faz mal para ninguém. Palavra que a Ferrari não tem no seu dicionário e mais uma vez fez parecer milhões de espectadores um "bando de palhaços".

Apenas lembrando, todas as equipes fazem este tipo de jogada, mas são mais discretas, bem mais discretas. Ontem, o público viu algo triste novamente e mais uma vez chama a F-1 e a FIA de "100 vergonha", para não perder o hábito...

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