• Carregando...

A temporada 2009 de Fórmula 1 se encerrou no circuito de Abu Dhabi, aliás, uma obra gigantesca onde a corrida e os carros ficaram para 10.º plano. Mais um traçado estilo "Mickey Mouse" projetado pelo "rei" (minúsculo mesmo) Hermann Tilke. Uma pista sem graça que não proporciona emoção, ou pouca, durante o GP. Os vovôs de Interlagos, Spa, Inglaterra, Monza e outros são pistas de corridas por excelência. Não foi coincidência que as melhores corridas do ano foram nessas pistas.

Vettel venceu no traçado Mickey, seguido por Webber e o novo campeão Button. Quem merece um 10 desses três? Todos. Cada um guiou à sua maneira levando seus carros para a bandeirada. O showzinho proporcionado por Webber e Button nas últimas quatro voltas encerrou a temporada da maneira como queremos que seja a de 2010. Com brigas por posições. Mas quem realmente merece ser mencionado é o estreante piloto japonês Kamui Kobayashi. Duas corridas, dois espetáculos. Em particular nesta última do ano, que, parando uma vez só, conseguiu marcar seus primeiros pontos na F1, chegando na frente de Trulli, também da Toyota. Não é à toa que a equipe deu a conta para o italiano. Será bem provável que este estreante consiga um lugar em algum time para 2010.

A corrida também marcou, entre tantas, algumas despedidas importantes: Alonso, da Renault; Raikkonen, da Ferrari; Rosberg, da Williams; e Barrichello, da Brawn. A equipe BMW-Sauber também se retira e com um detalhe: sem nenhum título mundial e tendo gasto caminhões de di­­nheiro para nada. Curiosamente, a melhor fase da montadora nesta passagem pela F1 foi como parceira da Williams, lutando pelo campeonato em 2003. F1 não se faz apenas com dinheiro e nome. Para mim, já vai tarde. Prefiro muito mais as equipes tradicionais, Ferrari, McLaren, Williams (foram as que sobraram) que com suor e paixão por corridas fizeram o nome da categoria ser conhecido mundialmente.

O mundial deste ano se resume em duas partes: a primeira com domínio total da Brawn e Button e uma segunda parte com a ascensão de Red Bull e McLaren. Os carros da companhia de energéticos terminaram o ano como os melhores do grid. Ano que vem vamos encontrar uma F1 com novas regras e carros diferentes. A temporada 2010 pode ser emocionante, já que cada piloto terá de ga­­nhar posições na pista, pois o reabastecimento será proibido. Mas isso é assunto para outra coluna. Abraços para todos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]