• Carregando...

Um campeonato emocionante e uma decisão de perder o fôlego. Felipe Massa e Lewis Hamilton lutaram metro a metro neste mundial que só poderia ter um vencedor. Não foi desta vez que vimos um brasileiro novamente campeão, mas foi por pouco. Muito pouco mesmo. Felipe e a equipe não perderam o título aqui no Brasil. Perderam no GP da Inglaterra e em Cingapura. Talvez até por causa da quebra do motor no GP da Hungria ou pelo erro cometido na Malásia. Mesmo assim acredito que Felipe e a Ferrari perderam e venceram juntos.

A vitória do brasileiro em casa demonstra que Massa domina completamente o asfalto brasileiro. Em três corridas pela Ferrari, venceu duas e chegou em segundo em outra. Em momento algum podemos tirar o mérito do brasileiro que lutou até o último metro. A vitória veio com um gosto amargo de champanhe porque até nas ultimas duas curvas Massa seria campeão, mas a chuva grossa no final não deu condições para Glock manter sua Toyota na pista com um desempenho competitivo. Mas para poder ser campeão do mundo é preciso saber perder e Massa sabe perder e, sentir o título escapar por pouco, vai apenas fortalecer o brasileiro para 2009.

E Lewis Hamilton? Mereceu vencer o mundial, fez corridas brilhantes outras apagadas, mas em momento algum sofreu com a falta de confiabilidade do equipamento e nas corridas difíceis conseguiu pontos que foram importantes. Fez uma corrida discreta aqui no Brasil, não precisava da vitória. A imagem que Lewis deixa para todos é de corridas brilhantes e com todo mérito sagrou-se campeão.

Falando da corrida em si, Felipe Massa venceu com maestria e não deu chance para ninguém. Vimos também um piloto chamado Fernando Alonso guiar muito e levar a Renault até a segunda posição. Fernando mostra cada vez mais porque é bi-campeão mundial, carregando a equipe nas costas. Mais uma vez Sebastian Vettel fez uma corrida impecável. Levou a Toro Rosso aos pontos novamente e guiou bravamente de igual para igual com carros superiores, como McLaren, Renault e Ferrari. Vettel vai substituir Coulthard na Red Bull no próximo ano. Aliás, a despedida do escocês não durou mais que duas curvas encerrando uma carreira com 14 anos de F1.

A Fórmula 1 encerrou seu mundial 2008 e corridas novamente só em 2009. Presenciamos um mundial repleto de emoções e a próxima temporada promete ainda mais, com novo regulamento e novamente com Felipe Massa correndo por vitórias e sendo desde já candidato a campeão mundial. Um grande abraço a todos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]