• Carregando...

Alex vivia um dos melhores momentos de sua carreira, quando foi preterido por Felipão para a Copa de 2002. Havia jogadores excepcionais – Ronaldo, Rivaldo, Ronaldinho, etc. –, mas na famiglia Scolari estavam também Vampeta, Edílson e Juninho Paulista.

Percebi então que a senha entregue para Alex era para outro guichê. Seu nome constava na lista de ícones que, apesar do exuberante talento, não teriam acesso para disputar o maior prêmio do futebol mundial: a Copa do Mundo. Lista da qual fazem parte Dirceu Lopes, Airton (Grêmio), Tesourinha, Almir (Vasco), Canhoteiro, Pagão e outros.

O ator Johnny Depp, um dos maiores injustiçados para concorrer ao Oscar, disse com maturidade: "A Academia não gosta de mim por motivos pessoais, então não dou a mínima para esta premiação. Importante é a arte que represento ser reconhecida pelo público e pelos críticos respeitados". Ser escolhido ou não é muito relativo e não significa, necessariamente, referência maior ou menor para catalogar quem quer que seja. Sarney, por exemplo, foi presidente da República e faz parte da Academia Brasileira de Letras...

Com a filosofia da Gazeta do Povo de prestigiar "o bicho do Paraná", tive mais contatos com Alex jogando pela seleção brasileira fora de Curitiba. Foram quase 70 jogos pela seleção, valendo Olimpíada, Copa América, Copa das Confederações, Eliminatórias e amistosos.

Apesar do imenso currículo na seleção e nos grandes clubes onde jogou, penso que os longos anos de Turquia foram os mais importantes para a vida de Alex, mesmo o distanciando de possíveis convocações para os Mundiais da Alemanha e da África do Sul. E não só pela idolatria do povo turco – testemunhei isso no Grand Bazaar de Istambul –, mas principalmente pelos oito anos de convivência mais aconchegante com esposa e filhos, aquele país ajudou a amadurecer Alex como pessoa. Solidez familiar, inteligência administrativa e serenidade marcam o seu caráter. Alex tem um padrão de vida diferenciado de outros profissionais.

A decisão nobre de voltar ao ninho que o aqueceu antes da revoada cosmopolita, foi de nobreza. Alex retorna hoje ao Alto da Glória não apenas por gratidão, mas por grandeza de espírito. Ah, não podemos deixar de agradecer ao ciumento treinador do Fenerbahçe, um tal de Aykut, que abreviou a volta do ídolo. Alex, você é um iluminado. Seja bem-vindo. A casa é sua!

Encontros e desencontros

Estranha-me o fato de o Cori­­tiba propor a locação do seu estádio por R$ 50 mil (ou mais) e condicionar a entrada e assentos para seus associados sem ônus, nos jogos em que não é mandante. Quando se aluga um imóvel, o locatário tem o direito, inclusive, de trocar as fechaduras. Desconheço locador que compartilhe do mesmo espaço físico do locatário.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]