• Carregando...
 |
| Foto:

Muitas vezes criticado pelo excesso de cautela, o técnico Marcelo Oliveira lançou mão da formação mais ofensiva do Coritiba na temporada no segundo tempo do jogo de quinta-feira contra o Palmeiras.

Perdendo por 1 a 0, no intervalo tirou o lateral-esquerdo Lucas Mendes e o volante Willian para colocar o atacante Anderson Aquino e o meia Lincoln. Aos 17 minutos, trocou ainda o atacante Everton Costa pelo meia Thiago Primão. Essa formação que buscou o empate – cruzamento de Primão e gol de Aquino – está no campo abaixo.

O treinador puxou o meia Everton Ribeiro para a lateral esquerda – posição na qual jogou no início da carreira. Como Ayrton também tem um estilo ofensivo, o time ficou agressivo e pouco marcador pelas laterais. Sobrou para o volante Junior Urso e os zagueiros Pereira e Emerson fazerem a cobertura. Mas eles não tiveram tanto trabalho, porque o Palmeiras optou por apenas segurar o resultado.

Do meio para frente, os meias Primão e Lincoln e o trio de atacantes formado por Robinho, Rafinha e Aquino. Os dois primeiros deram mais qualidade ao passe e a trinca ofensiva apostou na movimentação para confundir a defesa adversária.

Claramente, um esquema apenas para casos emergenciais. A hipótese de começar assim neste domingo contra o Bahia nem poderia ser cogitada. Mas mostra alternativas que podem ser usadas isoladamente, como Ribeiro na lateral, Primão e Lincoln na criação e Aquino se integrando à movimentação ofensiva – quando o centroavante de referência não estiver funcionando. No entanto, para qualquer escalação funcionar, o que o Coxa precisa primeiro é recuperar a confiança.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]