• Carregando...

As fórmulas mágicas dos campeonatos estaduais colocam perguntas no ar o tempo todo. Vejam o caso do supermando. Um erro brutal que estabeleceu uma vantagem enorme para uma equipe e detrimento às outras. Dois pontos extras e mais sete jogos em casa sem a necessidade de dividir as rendas da bilheteria.

Em 2002, o Santos entrou nas quartas de final do Campeonato Brasileiro em oitavo lugar e foi para os mata-matas em total desvantagem. Derrubou o São Paulo no confronto entre o melhor e o pior da fase. O Santos, o pior, avançou até o título. Foi campeão Brasileiro. Justo ou injusto? Agora, na fórmula do Paulistão, os dois se enfrentam nas semifinais, em situações opostas.

Enquanto o São Paulo, quarto colocado, somou 36 pontos, o Santos, líder da fase de classificação, atingiu impressionantes 47 pontos, 11 a mais que o Trico­­lor do Morumbi. E, pasmem, pode ser eliminado em dois jogos. Toda essa vantagem significou o direito de jogar por dois empates e decidir em casa a vaga na final. Mais nada. Caso perca a partida de ida, amanhã no Mo­­rum­­bi, a vantagem se inverte e passa ser do São Paulo. Justo ou injusto?

Justo ou injusto, o problema está nas mentes brilhantes que configuram as fórmulas e os regulamentos dos campeonatos. O Brasileirão instituiu em 2003 o sistema dos pontos corridos, fórmula na qual o vencedor é incontestável. É o melhor e pronto! Não tem mágica, não tem invenção, não tem injustiça. É justo, apenas isso.

No próximo domingo deveremos conhecer o campeão Para­­naense de 2010. O Atletiba vai de­­cidir, com todo o respeito aos de­­mais, que, no máximo, conseguem "endurecer" um jogo ou ou­­­­tro para Coritiba e Atlético. O Co­­xa joga em casa e pelo empate porque o regulamente lhe ofereceu esta vantagem. É justo, portanto.

Esses campeonatos terminarão em poucos dias e no ano que vem voltarão em suas versões 2011, com suas novas fórmulas, nenhuma delas corrigindo tais discrepâncias, equívocos ou aberrações. Haverá erros inéditos, criações geniais que não podemos imaginar no momento. Aliás, descobriremos durante a competição que eles existem, como aconteceu com o famigerado supermando no ano passado.

Personagem: Josiel

Artilheiro pelo Paraná, o atacante pode ser a grande novidade do Tricolor da Vila para a Série B. Difícil é acreditar que o jogador aceite ganhar pouco e o Paraná queira desembolsar dinheiro para trazê-lo de volta. Parece mais uma notícia do tipo "acalma torcida" que uma possibilidade real.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]