• Carregando...

O futebol de cada estado é reflexo de suas federações. Veja o caso de São Paulo. Federação forte e representativa, futebol forte e representativo. Os paulistas sobram quando comparados aos demais. São seis clubes na Série A (Corinthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Gremio Prudente e Guarani), e mais seis na Série B (Santo André, Ponte Preta, Bragantino, Guaratin­guetá, Portuguesa e São Caetano).

É ou não sinônimo de força? Olhando para o nosso quintal vemos o Atlético na Série A e Coritiba e Paraná na Série B. Reflexo da nossa Federação. Fraca e sem representatividade. Nosso futebol é igual. Nosso campeonato acabou e vamos ficar quinze dias sem ter futebol. Planejamento zero. O Trio de Ferro entra nas competições nacionais em clima de desconfiança total de seus torcedores. Futuro incerto e sombrio.

Enquanto os paulistas tiveram um campeonato lucrativo (verbas de TV e rendas), o paranaense se arrastou dois seguidos pela incapacidade de se organizar um certame decente. Foram prejuízos enormes. E, a FPF ainda puniu vários de seus filiados com a interdição de seus estádios, obrigando-os a jogar longe de casa, com públicos exíguos e rendas desprezíveis, que sequer cobriam as taxas de arbitragens. Grande federação! Grandes dirigentes!

Enquanto nossos clubes não acordarem ficarão submetidos a este sistema ultrapassado, arcaico e que os levará à bancarrota. Enquanto não enxergarem a formação de uma liga de futebol profissional como a solução para esta miséria que vivemos no Paraná, ficaremos estagnados, parados no tempo e no espaço. Naufragaremos todos abraçados. Depois de três anos sentimos saudades de Onaireves Moura, imagine. Pen­­­­sando bem, mudaram apenas as moscas...

Super quarta

Vamos arrumar nossos lugares no sofá da sala e aplaudir. Libertadores e Copa do Brasil. Grandes jogos. Espetáculos de primeira. Flamengo e Corin­­thians, Atlético-MG e Santos. Gaúchos, mineiros, paulistas, cariocas, goianos e baianos. Estes estão na festa. Nós, meros espectadores. É chegada à hora de tocar o despertador!

Personagem: Muricy

Apresentado pelo Fluminense, "o melhor técnico do Brasil", segundo os tricolores, assume o time carioca e retoma a carreira depois de uma passagem fracassada pelo Palmeiras. Tricam­­peão brasileiro com o São Paulo, Muricy muda de mercado e dirige um clube carioca pela primeira vez.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]