• Carregando...
 | /
| Foto: /

O Atletiba sempre reserva uma nova história. Já teve de tudo, de jogo de gripe, de jogo de briga, que não terminou, de volante artilheiro, de zagueiro centroavante, de escalação surpresa vinda do helicóptero, quase de tudo.

E aí, quando menos se poderia imaginar, vem um inglês naturalizado turco para fazer a diferença no clássico. Nada melhor do que estrear com um gol, justamente no confronto contra o maior rival, pois o gol tem peso maior, potencializado com a força que representa a vitória nesse embate.

Foi o lance isolado que decidiu o clássico e tirou o Coritiba da zona de rebaixamento – pelo menos até o início do complemento da rodada, hoje [quinta-feira] à noite. Porque, de fundo, a partida foi bem equilibrada, com chances para os dois lados, como requer a história desse clássico noventão do futebol paranaense.

O Coritiba respira, o Atlético não se abala tanto, por permanecer bem colocado (embora derrota em Atletiba sempre incomode), mas o clássico voltou a contar uma história inédita para o já rico cabedal. Vitória com gol de inglês/turco nunca havia acontecido.

Festa em São Januário

Desta vez não apagaram a luz, não invadiram o campo – festeja o torcedor do Paraná Clube, eufórico pela vitória de anteontem, no Rio de Janeiro. É que nos velhos tempos de Eurico Miranda era assim. Ai de quem ousasse arriscar vencer o Vasco em São Januário. Havia sal grosso no vestiário do visitante e isso era o de menos. Pior mesmo era enfrentar toda a pressão, que já começava no acesso ao estádio e permanecia durante todo o transcorrer da partida.

Houve uma vez que ele, inconformado com a vitória paranista, simplesmente deixou seu camarote, invadiu o campo e se encaminhou ao árbitro Paulo César Oliveira (hoje comentarista de arbitragem da Globo), para determinar o fim do jogo. E ponto final. Anos depois, outro episódio contra o mesmo Paraná Clube. Vindo campeão do Módulo Amarelo – Segunda Divisão –, enfrentaria o Vasco numa semifinal de competição, juntando os dois módulos (o outro era o Verde) para que fossem conhecidos os finalistas. Foi em 2000, na Copa João Havelange (que substituiu o Campeonato Brasileiro depois de uma virada de mesa), e quando a situação começou a se complicar para os vascaínos apareceu um pênalti em Romário, do qual até hoje não se sabe exatamente a infração. E o Vasco foi à final, decidiu o título com o São Caetano (em final trágica, com alambrado caindo e muitos feridos entre os torcedores) para ser campeão.

Foi esse filme que passou na cabeça dos paranistas após o ótimo resultado obtido. E não foi uma vitória qualquer. Foi consciente, respeitando o maior poder técnico do adversário, livrando-se de algumas boas e sabendo explorar o ataque no momento certo. Triunfo incontestável, que põe novamente a equipe no foco de aproximação para os melhores colocados da classificação.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]